Com avanço da lagarta que ataca a soja, governo decreta emergência fitossanitária em mais dois Estados
28/11/2013
Agricultura
POR: Zero Hora
Helicoverpa armigera causou R$ 2 bilhões em prejuízos em todo o país na última safra
Com avanço da lagarta que ataca a soja, governo decreta emergência fitossanitária em mais dois Estados Divulgação/Monsanto
Lagarta também foi registrada no Rio Grande do Sul na safra passada
Foto: Divulgação / Monsanto
O governo federal decretou nesta quarta-feira, dia 27, estado de emergência fitossanitária em mais dois Estados por conta do avanço da lagarta helicoverpa armigera. Agora, além de Bahia e Mato Grosso, a publicação no Diário Oficial da União inclui Goiás e parte de Minas Gerais na situação.
Responsável por prejuízos estimados em R$ 2 bilhões na última safra, especialmente nas culturas de soja e algodão da Bahia e do Centro-Oeste, a helicoverpa armigera desafia órgãos públicos a formular programas de manejo e produtores a redobrar os cuidados nas lavouras. Na semana passada, exames comprovaram que a lagarta também foi registrada no Rio Grande do Sul na safra passada.
Na prática, a medida do governo federal permite que os estados adotem medidas para o combate da praga, em especial a importação de agrotóxicos que tenham como ingrediente ativo o Benzoato de Emamectina, substância não autorizada no Brasil e proibida em diversos países pelo seu alto poder de contaminação.
No Estado, Emater e Secretaria da Agricultura vão instalar, nos próximos dias, armadilhas para monitorar a presença da lagarta nas lavouras. Serão 45 unidades espalhados por 35 municípios.