Combate à Helicovera armigera: “Novas tecnologias são necessárias”, diz Montagu

27/12/2013 Agricultura POR: Agrolink | Leonardo Gottems
Na avaliação do pesquisador belga Marc van Montagu, a “transgenia foi a melhor forma para manejar algumas lagartas”. “Claro que não é desejável que pragas surjam. Daí a importância de técnicas de manejo integradas, como a sanitização de sementes”, disse o cientista em entrevista ao jornal Zero Hora, de Porto Alegre/RS.
“Biólogos moleculares não fazem a lavoura. Cada vez que uma praga nova surge, a adaptação dos produtores e novas tecnologias é necessária”, destaca o fundador do Instituto de Biotecnologia Vegetal Outreach, homenageado com o Prêmio Mundial da Alimentação de 2013 (juntamente com outros dois pesquisadores).
Montagu foi um dos “pais” da modificação genética das plantas. “É preciso entender como a natureza funciona. É normal que uma planta dotada de um mecanismo de defesa contra pragas primárias, como o milho Bt, diminua a população dessas pragas. Também é esperado que uma praga secundária torne-se um problema num segundo momento. Essas situações são amplamente documentadas pela ciência. Uma praga surge, tecnologias são adotadas contra elas e, em certo tempo, outra praga aparece, demandando novos controles”, explica.