Começa hoje a safra e estamos cegos no Everest

01/04/2020 Cana-de-Açúcar POR: Marino Guerra
Começa hoje a safra e estamos cegos no Everest

Hoje, primeiro de abril de 2020, se inicia oficialmente um novo ciclo para o setor sucroenergético. E mais uma vez todos vão começar os trabalhos como se estivessem indo para uma guerra.

Não que esse fato seja novidade, quem é da cadeia da cana-de-açúcar já teve que matar diversos leões. Dentre as maiores lutas está a da segunda metade da década de 80 contra a inflação e o desaparecimento do crédito.

Outra guerra histórica foi a iniciada pela bolha do Lula estourada por Dilma Rousseff, que assim como uma arma nuclear devastou boa parte do setor.

A briga que começa hoje talvez no futuro não se enquadra tão violenta como as citadas anteriormente, mas o que mais gera apreensão é sua imprevisibilidade, é o fato de não conseguir saber se na semana que vem ou daqui somente três meses os carros vão voltar a circular e consumir etanol. De ser praticamente impossível traçar qualquer cenário de como vai se comportar o mercado mundial de açúcar e o câmbio nacional nas próximas 24 horas.

A sensação é de que estamos cegos e precisamos escalar o Everest. Contudo o alpinista Erik Weihenmayer, em 2001, provou que com estratégia e muita coragem isso é possível. Assim, respiramos fundo, colocamos nossa mochila e iniciamos a caminhada.