Comunicação no agronegócio foi assunto discutido pela AMCHAM RP na Fenasucro & Agrocana

06/10/2016 Agronegócio POR: Andréia Vital – Revista Canavieiros – Edição 123
A AMCHAM Ribeirão Preto realizou o seu tradicional Café Setorial, desta vez, direcionado para o segmento sucroenergético, promovendo o I Fórum de Comunicação do Setor, no terceiro dia da Fenasucro & Agrocana 2016. O evento foi voltado para pequenos, médios e grandes empresários e para a imprensa especializada. “Essa vertente econômica e matriz energética, considerada uma das mais importantes do Brasil, passa por uma fase mais otimista de retomada do crescimento. Buscamos atingir as lideranças das empresas presentes, tanto aquelas diretamente envolvidas como as que são impactadas indiretamente pelo setor”, afirmou Bianca Guazzelli, coordenadora regional da associação.
Para Mara Pinheiro, gerente de Comunicação da Biosev, o ponto-chave para ser bem-sucedido nessa área é ter coerência entre discurso e prática. “Todo mundo quer fazer comunicação de alguma maneira. Quando bem-feita, ela pode ser uma ótima aliada da empresa”, ressaltou, ponderando que “Não adianta só falar sobre as coisas boas que acontecem na companhia ou apenas aquilo que interessa para o negócio. O mundo de hoje exige transparência”, constatou.
Já o palestrante Fernando Martins, CEO da Agrotools, apontou diversos dados econômicos e como o contexto atual necessita da revolução digital. “Até 2050, é esperado que a população do planeta atinja 9,5 bilhões de pessoas e, considerando que o território é finito, para que não falte alimento no mundo será necessário que se produza nos próximos 40 anos o mesmo que se produziu nos últimos 10 mil. Cerca de 28% de tudo o que se planta é perdido. 
Esse desafio exige que a transformação digital se implemente no agronegócio e que melhores práticas sejam adotadas”, ressaltou. De acordo com Martins, o Brasil é o país com maior potencial de expansão no setor. Após as duas apresentações foi promovido um debate com os dois palestrantes sob moderação de Rogério Pereira, sócio do escritório Pereira Advogados, parceiro do evento e associado da AMCHAM. “Nosso maior objetivo com os eventos que realizamos é contribuir em áreas decisivas para influenciar políticas públicas, promover as melhores práticas empresariais e o melhor ambiente de negócios, incentivando comércio, investimentos e incorporação dos princípios de sustentabilidade à gestão corporativa”, finalizou Bianca.
A AMCHAM Ribeirão Preto realizou o seu tradicional Café Setorial, desta vez, direcionado para o segmento sucroenergético, promovendo o I Fórum de Comunicação do Setor, no terceiro dia da Fenasucro & Agrocana 2016. O evento foi voltado para pequenos, médios e grandes empresários e para a imprensa especializada. “Essa vertente econômica e matriz energética, considerada uma das mais importantes do Brasil, passa por uma fase mais otimista de retomada do crescimento. Buscamos atingir as lideranças das empresas presentes, tanto aquelas diretamente envolvidas como as que são impactadas indiretamente pelo setor”, afirmou Bianca Guazzelli, coordenadora regional da associação.

 
Para Mara Pinheiro, gerente de Comunicação da Biosev, o ponto-chave para ser bem-sucedido nessa área é ter coerência entre discurso e prática. “Todo mundo quer fazer comunicação de alguma maneira. Quando bem-feita, ela pode ser uma ótima aliada da empresa”, ressaltou, ponderando que “Não adianta só falar sobre as coisas boas que acontecem na companhia ou apenas aquilo que interessa para o negócio. O mundo de hoje exige transparência”, constatou.

 
Já o palestrante Fernando Martins, CEO da Agrotools, apontou diversos dados econômicos e como o contexto atual necessita da revolução digital. “Até 2050, é esperado que a população do planeta atinja 9,5 bilhões de pessoas e, considerando que o território é finito, para que não falte alimento no mundo será necessário que se produza nos próximos 40 anos o mesmo que se produziu nos últimos 10 mil. Cerca de 28% de tudo o que se planta é perdido. 

 
Esse desafio exige que a transformação digital se implemente no agronegócio e que melhores práticas sejam adotadas”, ressaltou. De acordo com Martins, o Brasil é o país com maior potencial de expansão no setor. Após as duas apresentações foi promovido um debate com os dois palestrantes sob moderação de Rogério Pereira, sócio do escritório Pereira Advogados, parceiro do evento e associado da AMCHAM. “Nosso maior objetivo com os eventos que realizamos é contribuir em áreas decisivas para influenciar políticas públicas, promover as melhores práticas empresariais e o melhor ambiente de negócios, incentivando comércio, investimentos e incorporação dos princípios de sustentabilidade à gestão corporativa”, finalizou Bianca.