Congresso da Bioenergia debate a importância da comunicação para o setor sucroenergético
09/11/2012
Geral
POR: Siamig – MG
A Gerente de Comunicação da SIAMIG, Mônica Santos, participou ontem (07/11) como debatedora do Painel sobre a Comunicação como diferencial no meio corporativo durante o 5° Congresso Nacional da Bioenergia realizado pela UDOP em Araçatuba (SP) que termina hoje (08).
O painel que foi moderado pela jornalista do Valor Econômico, Fabiana Batista, contou também com a participação do presidente da UDOP, Celso Torquato, o diretor da Unialco Luiz Guilherme Zancaner e o presidente do Grupo Maubisa, Maurílio Biagi Filho.
Durante o debate eles destacaram a importante contribuição da comunicação para a formação de uma imagem positiva do setor frente aos seus vários públicos e também a influência para o fortalecimento da representativa.
Outra questão bastante debatida no painel foi que ao longo dos anos foram realizadas poucas campanhas publicitárias que provocassem a valorização do etanol, um combustível limpo e renovável que traz benefícios para a saúde pública e desenvolvimento econômico para as cidades.
A relação entre governo federal e setor sucroenergético foi colocada em pauta no painel. Os debatedores cobraram uma maior interação com o governo e também reconheceram que há uma necessidade de unificar o discurso entre vários grupos do setor.
Outro aspecto importante do painel foi a necessidade de profissionalização da comunicação no setor, a fim de que projetos possam ter continuidade e atingir os objetivos, sendo que um deles é a melhoria de imagem do setor de modo geral frente a vários públicos-alvos.
Durante o dia de ontem (07) e hoje (08) ocorreram vários debates que destacaram a importância da comunicação interna através de ferramentas, entre elas o destaque foi o telefone móvel, um aparelho popularizado que contribui para o envio de mensagens informativas, com orientações e recados da empresa para o colaborador de forma eficaz.
Outras ferramentas já bastante conhecidas na comunicação foram apresentadas com um toque de modernização, como o mural que passou a ser eletrônico, o jornal institucional com leitura dinâmica e disponível na web, além de web rádio e web TV.