Consórcio sul-africano-moçambicano vai produzir açúcar e álcool etílico em Moçambique
12/11/2012
Açúcar
POR: Macauhub
A Massingir Agro-Industrial (MAI) estará a produzir anualmente 500 mil toneladas de açúcar e 240 milhões de litros de álcool etílico a partir de 2016/17, disse o administrador do consórcio sul-africano-moçambicano, citado pelo matutino Notícias, de Maputo.
A Massingir Agro-Industrial é um consórcio entre o grupo sul-africano TSB Sugar, com 51% e a empresa moçambicana Sociedade de Investimentos Agro-Industriais do Limpopo (SIAL), com os restantes 49%, tendo o administrador Octávio Muthemba afirmado que a empresa aguarda apenas pelo Direito de Uso e Aproveitamento da Terra para iniciar formalmente os trabalhos.
Muthemba disse que a fábrica ficará localizada na área de produção de cana, com uma superfície total de 37 mil hectares, 12 mil dos quais pertencentes à SIAL, estando o investimento global estimado em 740 milhões de dólares.
"Estão criadas todas as condições para avançarmos com o projecto que deverá iniciar a exportação de açúcar em 2017-, disse Muthemba.
Com a entrada do TSB Sugar, três grupos sul-africanos ligados à produção de açúcar estarão em funcionamento em Moçambique, país onde já operam os Tongaat Hulett e Illovo Sugar.