atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

Consumo menor de água

21/01/2020 Meio Ambiente POR: Marino Guerra
Consumo menor de água Setor será cada vez mais eficiente na utilização de água para produzir açúcar, etanol e energia elétrica

Programa da Raízen reduziu em oito anos metade do consumo de água

O setor sucroenergético é um verdadeiro festival de shows ambientais. A cada dia surgem notícias envolvendo práticas que efetivamente contribuem para a sociedade atingir o equilíbrio entre sua presença na terra e o convívio com a natureza.

E a boa-nova da vez veio da Raízen, maior grupo produtor de açúcar, etanol e bioenergia do país, que anunciou ontem que em quatro anos do programa “ReduZA” (focado no desenvolvimento de melhores práticas de gestão hídrica) conseguiu diminuir pela metade o consumo de água, atingindo 0,76 m3 de captação por tonelada de cana moída numa média de suas 26 unidades industriais ativas.

Somente a título de comparação, entre a safra 18/19 e 19/20 foram 4,5 bilhões de litros a menos capturados, o que pode ser traduzido em 1,8 mil piscinas olímpicas ou o consumo anual de uma cidade do tamanho de Sertãozinho (levando em consideração a recomendação da ONU de 110 litros/dia por habitante).

Dentre as diversas ações adotadas está a implementação de um sistema de reaproveitamento de águas quentes geradas pelas caldeiras, o que significou, além da captação menor, uma quantidade adicional de energia elétrica sustentável gerada.