CONTEÚDO EXCLUSIVO: Foco em bioenergia
14/06/2019
Agronegócio
POR: Revista Canavieiros
Por: Diana Nascimento
Principal plataforma de soluções para o setor sucroenergético, a Fenasucro & Agrocana é marcada pela apresentação de novos produtos, alternativas sustentáveis e inovações tecnológicas, além de ser referência na criação de conhecimento para a capacitação de profissionais dos setores sucroenergético e de bioernergia.
Durante o lançamento oficial do evento para a imprensa, realizado no dia 29 de maio, em Ribeirão Preto, o vice-presidente da Reed Exhibitions Alcântara Machado, Paulo Otávio de Almeida, comentou que essa é uma edição emblemática. "É a primeira vez que usamos a assinatura Feira Internacional da Bioenergia. Não estamos esquecendo o nosso passado sucroenergético, mas evoluindo junto com o mercado. Esse é o caminho que estamos propondo e é com muito orgulho que dizemos que a Fenasucro & Agrocana é sim referência mundial nesse setor de bioenergia", pontuou.
Em número de expositores, em relação ao ano passado, a 27ª Fenasucro & Agrocana estará 7% maior, enquanto a expectativa para geração de negócios também é positiva, com alta de 10%. A feira acontecerá entre os dias 20 a 23 de agosto, das 13h às 20h, no Centro Empresarial Zanini, em Sertãzinho.
Segundo Paulo Montabone, diretor da Fenasucro & Agrocana, a bioenergia é uma solução mundial e tende a ser a nova vedete das commodities mundiais. "A geração de energia limpa será quase igual ao produto orgânico, que faz bem para a sua família e contribui com o meio ambiente. Assim é o nosso etanol, que teve um consumo recorde no Estado de São Paulo no ano passado e deve contribuir cada vez mais com a matriz energética de nosso país", lembrou.
Ele também salientou que grandes empresas que não participaram da Fenasucro nas últimas quatro edições estão voltando, tendo a capacidade de enxergar nesse mercado de bioenergia novas oportunidades, além do mercado sucroenergético. "Agora é hora de navegar outros mares, saber quais as demandas a serem atendidas e fazer com que as nossas indústrias continuem sendo protagonistas no Brasil e no mundo", disse Montabone.
Para o presidente do Ceise Br, entidade realizadora da Fenasucro & Agrocana, Luis Carlos Jorge, a feira será um termômetro que poderá afirmar o retorno dos investimentos no Brasil. "Com o impulsionamento do RenovaBio, teremos um cenário mais positivo de toda a cadeia energética. Mais do que a ampliação e renovação dos canaviais, reformas e aquisição de novos equipamentos, a medida também poderá abranger uma parte importante do setor que é a infraestrutura e logística. Sendo assim, acreditamos que o setor de bioenergia está entrando em um novo ciclo com responsabilidade e planejamento", enfatizou.
Já Antônio Eduardo Tonielo Filho, diretor do Ciesp de Sertãozinho, falou sobre as perspectivas para as indústrias do setor sucroenergético. "O setor está melhorando e a Fenasucro & Agrocana nos ajuda muito nesse sentido. A feira expõe para o Brasil e para o mundo as tecnologias utilizadas pelas indústrias que estão sempre se aprimorando. São essas tecnologias que permitem às usinas terem a eficiência de hoje", apontou.
Box:
Novidades da 27ª Fenasucro & Agrocana
Internacionalização: A feira receberá empresas vindas da Europa, Ásia, Estados Unidos e Suíça;
Setor estratégico: O evento terá aumento no setor de Transporte e Logística, considerado como ponto estratégico para o crescimento do setor;
Estreia: A feira receberá o evento exclusivo do governo federal RenovaBio Itinerante, que tem como objetivo levar o programa ao conhecimento dos produtores e importadores de biocombustíveis, além de esclarecer dúvidas e estimular a adesão ao processo de certificação eficiente de biocombustíveis;
Senai: A Fenasucro & Agrocana contará com duas unidades móveis do Senai para apresentar soluções e conteúdos para a Indústria 4.0,
Conteúdo: A feira terá mais de 350 horas de conteúdo para os visitantes se atualizarem com conhecimento técnico.
Homenageados:
Antonio Eduardo Tonielo - presidente emérito da Fenasucro & Agrocana;
Marcelo Campos Ometto - presidente de honra da Fenasucro,
Ricardo Salles (ministro do Meio Ambiente) - presidente de honra da Agrocana.