DELIMITAÇÃO CONFUSA

02/07/2019 Cana-de-Açúcar POR: Revista Canavieiros
Exemplo de como deve ser o aceiro na beira de rodovia
Por: Marino Guerra
 
Uma das principais dúvidas dos associados que estiveram presentes em encontro com o time ambiental da Canaoeste na manhã dessa terça-feira em Viradouro foi a respeito dos aceiros de beira de rodovia, principalmente quando estas são vicinais, tanto asfaltadas como de terra.
 
O programa de pontuação de prevenção a incêndios diz que o espaço precisa ser da primeira folha de cana até a faixa limite da estrada, gerando um ponto para os que tiverem (sempre com manutenção) menos de três metros, três pontos entre três e sete metros e cinco pontos quem deixar uma área igual ou maior que sete metros.
 
A dúvida surge justamente na hora de identificar o término da área da prefeitura e o início da propriedade.
 
É usual que as prefeituras definam sua metragem a partir do centro. O problema é que em algumas localidades é quase impossível encontrar um documento que defina largura da pista.
 
Descoberta a distância exata, os profissionais da Canaoeste recomendam identifica-las com mourões com intervalo de pelo menos 20 metros, facilitando assim a constatação de provas em eventuais fiscalizações.
 
Um segundo ponto de atenção em cima do mesmo tema é a respeito das canas tombadas, onde é preciso passar o implemento para coloca-las no lugar, pois ao caírem diminuem o tamanho do aceiro.