Modelos para softwares e aplicativos

20/06/2019 Agronegócio POR: Revista Canavieiros
Por: Diana Nascimento
 
Durante a Agrishow, precisamente no dia 29 de maio, a Embrapa lançou em seu estande a plataforma AgroAPI para atender ao mercado de tecnologias em agricultura digital voltada para o pequeno, médio e grande produtor.

Na ocasião, a chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Sílvia Massruhá, comentou que nas pesquisas realizadas pela instituição são gerados dados e modelos e há muitas empresas de tecnologia prestando serviços para o mercado agro. "Daí a necessidade de um hub digital para armazenar essas informações disponibilizadas e compartilhadas pela Embrapa e as startups prestarem serviço ao mercado", explicou.
Segundo Sílvia, a Embrapa é muito procurada devido às informações geradas em seus 46 anos de pesquisas e esse hub irá impulsionar a agricultura digital no país. "A agricultura 4.0 que a gente tanto fala é baseada em conteúdo digital com tecnologia de ponta e conectada. Para isso é preciso ter essas dimensões muito bem sedimentadas e esse hub é uma forma que concretizará essa ferramenta digital em nosso país", afirmou.

A plataforma não envolverá só as pesquisas realizadas, mas também o setor produtivo, as empresas startups e as universidades. A proposta é que as startups possam  trabalhar com a Embrapa, além de disponibilizar e levar para o mercado o que está sendo realizado em pesquisa, bem como dados, informações e conhecimento com o intuito de suprir as necessidades do produtor, seja ele pequeno, médio ou grande.

Entre os exemplos de utilização do AgroAPI está uma startup de gestão integrada de recebíveis do agronegócio. Ela usa os dados de produtividade dos agricultores financiados, incluindo informações agronômicas sobre cultivares, produção e previsão de safra para a tomada de decisão embasada em conhecimento para a concessão ou monitoramento de crédito.

No site da plataforma AgroAPI há explicações sobre como fazer parte dessa rede. Sílvia lembra que ela é voltada para a empresa, uma startup que queira prestar serviço para o produtor, não para acesso direto ao agricultor. Contudo, caso o produtor tenha algum consultor que esteja desenvolvendo algum sistema para a sua propriedade, ele pode ter acesso aos dados, que é gratuito até atingir o limite de 3 mil requisições. Após essa quantidade são negociados valores para os planos de negócios e para as ferramentas que irão para o mercado.

A executiva da Embrapa também falou sobre o ponto de partida para a criação da plataforma. “Não havia no Brasil uma empresa pública imparcial que articulasse e desse possibilidades a todos, seja produtor e empresas. Esse foi o nosso insight para desenvolvermos a plataforma AgroAPI. Ao ter acesso a esses dados é possível reduzir custos, agregar valor ao sistema de produção e otimizar recursos naturais. É uma ferramenta que ajudará a mostrar dados e informações, compartilhar e levar essa informação para o produtor e também para o consumidor final”, esclarece.