atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

Copercana comemora 50 anos

24/05/2013 Noticias do Sistema POR: Revista Canavieiros - Ed 83 - Maio 2013
Com o slogan “tudo de bom da cana”, cooperativa 
realiza várias ações para celebrar o aniversário
Com o slogan “tudo de bom da cana”, cooperativa realiza várias ações para celebrar o aniversário

Há 50 anos, no dia 19 de maio de 1963, agricultores canavieiros se uniram para fundar uma cooperativa. O objetivo do grupo era promover a mais ampla defesa de seus interesses econômicos, através do fornecimento de produtos agropecuários, das vendas em comum da produção e da prestação de serviços agrícolas. Assim nasceu a Copercana – Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo.
Graças ao esforço de seus presidentes e diretores e, também, o apoio dos cooperados, hoje a Copercana é considerada um modelo de cooperativismo rural que serve de referência não apenas para o Brasil, mas para o mundo. É uma demonstração de pujança e seriedade, que busca a permanente evolução tecnológica do agronegócio brasileiro.
 
Para celebrar os 50 anos da cooperativa, várias ações de marketing estão sendo realizadas. Além de um vídeo institucional sobre a cooperativa, também foram criados dois comerciais que estão sendo transmitidos em canais de TV e rádio. Como a cooperativa possui veículos próprios para comunicação com os cooperados e também colaboradores, reportagens especiais sobre as cinco décadas de existência estão sendo divulgadas.
A cerimônia oficial de comemoração aos 50 anos da cooperativa será realizada durante a feira Agronegócios Copercana, que ocorrerá de 26 a 28 de junho no Clube de Campo Vale do Sol.
“É motivo de muito orgulho ser o presidente da Copercana no seu aniversário de 50 anos. A nossa cooperativa é forte, sólida e cumpri o seu papel cooperativista com rigor, dando todo suporte e apoio aos seus cooperados. Quero aproveitar a oportunidade e agradecer aos nossos diretores, gerentes e colaboradores que trabalham com muita seriedade para a Copercana ser referência em todas as cidades em que está inserida. Agradeço também aos cooperados que acreditam e confiam no nosso trabalho à frente da cooperativa”.
Antonio Eduardo Tonielo – Presidente da Copercana desde 1.999
Sobre a Copercana
Atualmente, os mais de seis mil cooperados têm à sua disposição uma gama de produtos e serviços para facilitar o dia a dia do campo. A cooperativa ainda conta com aproximadamente 1.400 colaboradores que estão aptos a atender os cooperados com excelência.

Áreas de Atuação:
Matriz em Sertãozinho e 15 filiais: Campo Florido, Cravinhos, Descalvado, Frutal, Jaboticabal, Ituverava, Morro Agudo, Pitangueiras, Pontal, Porto Ferreira, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Serrana e Severínia.  Além dessas, ainda possui três escritórios regionais nas cidades de Barretos, Orindiúva e Viradouro.
Lojas de Supermercados: Jaboticabal, Sertãozinho, Pontal, Pitangueiras e Serrana.
Lojas de Ferragem: São 13 lojas no Estado de São Paulo e duas lojas em Minas Gerais (Cravinhos, Descalvado, Ituverava, Morro Agudo, Pitangueiras, Pontal, Porto Ferreira, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Serrana, Sertãozinho, Severínia, Campo Florido e Frutal).
Produtos disponíveis para lavoura: sementes, corretivos, fertilizantes, adubos foliares, ferragens, defensivos, produtos veterinários, selaria, máquinas e peças para implementos.

Magazine
11 lojas (Cravinhos, Descalvado, Ituverava, Jaboticabal, Morro Agudo, Pitangueiras, Pontal, Serrana, Sertãozinho, Severínia e Campo Florido).
Produtos disponíveis: produtos para casa, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos, artigos para cama, mesa e banho, além de uma linha de presentes. 
Postos de Combustíveis
Três postos (Pitangueiras, Pontal e Sertãozinho).

Copercana Seguros (Sertãozinho, Barretos, Batatais, Cajuru, Cravinhos, Franca, Marília, Morro Agudo, Pitangueiras, Pontal, Santa Rosa de Viterbo, Serrana, Severínia, Uberaba e Viradouro).
* seguro automóveis, caminhões e motos;
* seguro para frota de veículos;
* seguro de vida individual e empresarial;
* seguro residencial;
* seguro de equipamentos agrícolas: tratores, carregadeiras e colheitadeiras de cana;
* seguro canavial;
* seguro colheita garantida para milho, soja e amendoim;
* seguro multi-risco rural para sítios e fazendas;
* seguro de vida em grupo;
* seguro empresarial;
* seguro para aeronave (RETA).

Loja de automotivo
*pneus de carga: linha rodoviário e canavieiro.
*linhas de lubrificantes: linha pesada e linha leve.
*filtros de combustíveis: linha pesada e linha leve.

Auto Center (Sertãozinho)
Criado para a manutenção de veículos, como carros camionetes e vans, o estabelecimento prestará serviços como: alinhamento, balanceamento, freios, suspensão, montagem, venda de pneus, baterias, pastilha, molas, venda e troca de escapamentos, amortecedores, alinhamento de faróis, entre outros serviços, além de um atendimento de primeira.

Prestação de Serviços
Uname – Unidade de Grãos da Copercana
* aplicação de corretivos de solo (calcário e gesso);
* realização de toda logística na distribuição dos produtos entre filiais e vendas diretamente;
* entrega de defensivos, veneno, implemento e semente.

Comercial
* venda de corretivo;
* venda de máquinas e implementos agrícolas que atendem as necessidades das lavouras de amendoim, milho, soja e cana;
* vendas de sementes de amendoim, milho e soja.

Departamento Técnico
*  assistência no projeto de amendoim e soja.
* armazenamento e distribuição de defensivos comercializados pela cooperativa. 

Recebimento de grãos
* armazenamento/comercialização de soja, milho e amendoim.
* capacidade = 24 mil toneladas de soja e milho.
* capacidade= 1. 800.000 / sacas de amendoim.
Projeto Amendoim Copercana
* proporcionar aos cooperados, a assistência técnica necessária para o controle de pragas e doenças e ervas-daninhas.
* parcerias junto aos Municípios de Bebedouro, Herculândia, Morro Agudo, além de Sertãozinho, para que o cooperado possa dispor de mais facilidades na entrega dos grãos, garantindo qualidade, redução de perdas e segurança.
Capril
* criação de ovinos;
* venda e comercialização de matrizes e reprodutores;
* é um confinamento voltado para os cooperados que criam ovinos na região;
* comercialização da carne para o próprio supermercado Copercana;
* ainda há a comercialização da mudas nativas e frutíferas.

Atividades do Centro de Distribuição
* recebimento de mercadorias;
* armazenamento;
* distribuição / reposição para ponto de venda destas mercadorias;
Laboratório de Solos
*análise de Solos;
* análise de Micronutrientes;
* análise de Fertilizantes;
* análise de Corretivos;
*análises de Vinhaça.

Comércio Eletrônico
O Comércio Eletrônico Copercana é responsável pelas vendas online dos produtos oferecidos pela Copercana. No site www.lojascopercana.com.br o cliente encontra os mesmos produtos que estão disponíveis nas lojas de ferragens, magazine e automotivo.

Departamento Comercial Agrícola
* compra e venda de defensivos agrícolas e fertilizantes;
* acompanhamento das vendas e visitas, junto aos RTV’s de campo, no cumprimento de suas metas;
* atendimento aos cooperados interessados nos produtos e condições oferecidas pela Copercana;
* cotação de fertilizantes junto às empresas, para repasse aos cooperados;
* atendimento aos representantes comerciais, das empresas parceiras da Copercana (multinacionais do mercado agrícola).

Depoimentos
Pedro Guidi - 
78 anos 
“Desde o começo quando as atividades eram, em Piracicaba eu já participava e passado o tempo veio para Sertãozinho. A cooperativa foi fundada para facilitar a vida dos agricultores que na época eram menores e, portanto mais difícil para comprar, porém, com o intermédio da cooperativa tornou-se bem melhor e mais fácil. 
Participei de várias reuniões, onde a cooperativa discutia muito sobre os interesses de fornecedores de cana e usinas, tínhamos dificuldades com as usinas na questão do pagamento de cana e a cooperativa sempre lutou a favor dos fornecedores. Antigamente a Copercana era uma espécie de escritório, como não tinha um armazém, tudo era realizado diretamente. A cooperativa nos arrumava o adubo e entregava direto nas propriedades porque não tinha um depósito. Conforme o cooperado ia precisando, os serviços eram ampliados.
Hoje está bem mais fácil para o produtor adquirir seus produtos e serviços através do financiamento, onde o juro agrícola é de 5,6% e ainda pode ir direto à Sicoob Cocred, mas antigamente, o juro era mais alto e a cooperativa era quem ia até o banco e fazia o intermédio para os fornecedores. A Copercana ajudou muito no desenvolvimento da agricultura e além da cana, ajudou no desenvolvimento do amendoim, pois no período em que a terra fica parada, muitos produtores fazem a rotação de cultura plantando amendoim”. 
 
Celso Ortolan - 78 anos 
 “Trabalhei como diretor na área comercial por quatro anos. Apesar de a loja ser bem pequena na época, vendíamos adubos, venenos e inseticidas. Me lembro que o posto de combustível de Sertãozinho era o único da cooperativa, e agora eu sei que tem vários postos espalhados pela região. 
Naquela época, o Fernandes dos Reis brigava direto com os usineiros a favor dos fornecedores de cana e ele sempre conseguia resultados. Hoje moro na cidade de Pimenta, em Minas Gerais, e pouco vou à Sertãozinho, mas das últimas vezes que fui, pude ver o quanto a cooperativa cresceu. É bacana ver esse progresso da Copercana e saber que a cidade também vem se desenvolvendo junto”, afirmou Celso. 
 
Homenagem
Arlindo Antonio Sicchieri
Após um ano na presidência da cooperativa, o Sr. Silvio Borsari solicitou afastamento do cargo em 1964, sendo eleito como seu sucessor e segundo presidente da cooperativa, o Sr. Arlindo Antonio Sicchieri, que ocupou este cargo até 1968.