Copercana é certificada com “Selo Energia Verde”

01/07/2021 Noticias do Sistema POR: Eddie Nascimento

Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo mostra mais uma vez seu compromisso e responsabilidade com o meio ambiente

 

A Copercana — Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo foi certificada pela Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar com o “Selo Energia Verde”. A certificação mostra o compromisso e responsabilidade que a cooperativa tem com o meio ambiente, sendo que a primeira certificação ocorreu em 2017.

Em 2021, no Brasil, a cooperativa é o terceiro consumidor de bioeletricidade a receber o reconhecimento emitido pela Unica.

Criado em 2015 em parceria com a CCEE — Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e tendo o apoio da Abraceel, o programa certifica usinas produtoras, comercializadoras e consumidores de energia renovável advinda da bioeletricidade produzida a partir da palha e do bagaço de cana.

O Selo Energia Verde também tem como finalidade reconhecer e incentivar a ampliação da produção de energia através da biomassa da cana e contribuir para qualificar e valorizar a geração de energia sustentável.

“A certificação do ‘Selo de Energia Verde’ demonstra que a Copercana está comprometida com o meio ambiente porque adquire energia de uma fonte limpa e renovável”, explica o gerente de Controladoria da Copercana, Marcos Molezin.

“A aposta no mercado livre de compra de energia nos trouxe benefícios, tanto econômicos quanto ambientais. Ao adquirirmos energia no mercado livre, estamos gerando uma economia financeira para a cooperativa quando comparado aos valores de comercialização de energia no mercado cativo”, acrescenta Molezin.

A Unica, em sua página oficial na internet, parabenizou a Copercana pela certificação, destacando o pioneirismo da cooperativa no programa.


Marcos Molezin - gerente de Controladoria da Copercana

 

“A possibilidade de concessão do Selo Energia Verde passou a ser possível a partir da Edição de 2017 e foi justamente a Copercana, naquele ano, o primeiro consumidor a receber o selo”, destacou o gerente de Bioeletricidade da Unica, Zilmar Souza.

Como consumidora, a Copercana adquire energia da fonte de biomassa de uma usina associada à Unica e segue todas as diretrizes estabelecidas pelo programa e contrato registrado no CCEE.

Além da cooperativa, atualmente 60 unidades sucroenergéticas detêm o Certificado Energia Verde. Isso permite que comercializadoras e consumidores do mercado livre que adquiriram bioeletricidade dessas empresas possam receber a certificação da Unica.

O “Selo Energia Verde” também contribui para que consumidores e comercializadoras demonstrem suas preocupações com o desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo em que estimula a expansão da bioeletricidade na matriz elétrica brasileira.