Processos foram desenhados a partir de dois pilotos realizados durante a último ciclo de rotação de cultura
Mapas que mostram a diferença em relação a quantidade de hectares por amostragem de solo, base para a execução da aplicação de calcário em taxa variável
Grandes campeões, aqueles que marcam época por se tornarem imbatíveis por um longo período, sempre relatam que o mais complicado não é chegar ao primeiro lugar, mas permanecer nele.
No início do corrente século muitas lideranças já apontavam o Brasil como potencial seleiro do mundo, previsão que se tornou realidade com uma rápida evolução e hoje o país ocupa do topo do ranking na produção de cana, soja, café, laranja e rebanho bovino. Além de figurar entre as principais lavouras de milho, algodão e florestas comercias (destaque para o eucalipto e pinus).
Pois bem, chegar até aqui exigiu muita dedicação de toda cadeia que olhou para frente, se adaptou em regiões cada vez mais restritivas, enfrentou grandes crises (ferrugem asiática, fim da queima da cana, greening, aftosa, instabilidades climáticas, entre outras) e, como desafio para se manter no topo, precisa trabalhar no ganho de produtividade trazendo para a operação regras de rastreabilidade para mostrar sua preocupação com as questões envolvendo as práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança).
E para isso não existe outro caminho senão introduzir os conceitos de Agricultura de Precisão em cada processo de cada manejo em todas as lavouras e/ou atividades desenvolvidas numa propriedade rural.
Perante tal conjuntura, e com a vocação de sempre levar ao seu cooperado as ferramentas tecnológicas que realmente trarão resultados, a Copercana passará a fornecer um serviço de assessoria focado, numa primeira fase, na correção do solo através da aplicação em taxa variável.
Representantes da Copercana e cooperados conversam sobre as conclusões dos projetos pilotos
“O projeto tem como objetivo oferecer um pacote onde estará incluso o serviço de coleta das amostragens, toda análise laboratorial, a confecção dos mapas, o fornecimento dos corretivos e a aplicação em taxa variável.
Tudo isso acompanhado de uma consultoria agronômica especializada que não ficará apenas na assessoria dos manejos, mas também em mostrar os resultados e orientar na tomada das melhores decisões posteriores”, disse o agrônomo da Copercana, Gustavo Nogueira.
Projetos Pilotos
Desenvolvido ao longo de 2021, a nova modalidade de serviço passou por um experimento na última temporada de rotação de cultura com a cana através da implantação de dois projetos pilotos. Um numa lavoura de soja e o outro na de amendoim, os quais tiveram seus resultados apresentados no mês de maio e publicado, em forma de artigo, nessa edição da Revista Canavieiros.
“Nosso foco é colocar o produto certo onde o produtor realmente precisa e na quantidade ideal. Esse é o princípio básico da Agricultura de Precisão e também o que nos norteou para desenvolver os experimentos de aplicação em taxa variada de calcário. Dessa forma conseguimos criar uma metodologia que vai se adaptar à realidade demandada pelo produtor fazendo uma gestão personalizada de sua propriedade, tanto nas culturas de rotação, mas também nos canaviais estabelecidos, de maneira que contribuiremos para o avanço no desempenho da lavoura em qualquer estágio”, disse o Prof. Dr. Murilo Aparecido Voltarelli (UFScar), especialista em Agricultura de Precisão e Digital, o qual em conjunto com a empresa de consultoria agrícola, também especializada em Agricultura de Precisão e Digital, CMV – Soluções Agrícolas, faz parte da equipe nessa nova empreitada.
O professor e consultor, Murilo Aparecido Voltarelli, apresentou todos os detalhes sobre os experimentos e também os relatou através de artigo, publicado aqui.
O experimento do amendoim aconteceu numa área do Grupo Lucente, com sede em Ibitiúva (distrito de Pitangueiras-SP) a qual mostrou que, com a adoção das ferramentas tecnológicas, houve uma redução no investimento em correção se comparado ao que estava previsto.
“A aplicação em taxa variável já é uma realidade para nós em termos da adubação por exemplo. Nunca havíamos feito em relação à correção e gostamos da experiência. Lógico que precisamos entender como será a prestação do serviço por parte da Copercana, mas a intenção é adotar a técnica em nosso manejo”, disse o representante do Grupo Lucente, Gustavo Francisco Ribeiro Costa.
O agrônomo do departamento técnico da Unidade de Grãos, Edgard Matrangolo Junior, ressaltou a importância em fazer a aplicação correta do calcário: “A qualidade em dar o que a planta precisa é o principal fator em se adotar esse conjunto de técnicas, em específico do calcário, o amendoim é uma cultura altamente dependente do cálcio para o cumprimento da fase de enchimento das vagens, o que está diretamente ligado com o sucesso na colheita”.
Na soja, o experimento aconteceu na Fazenda São João e Capela, localizada em Viradouro-SP, trouxe que era necessário aplicar uma quantidade maior em relação ao que estava prevista, o que, num raciocínio raso, pode representar um acréscimo no custo, porém numa interpretação mais calma, a conclusão que se chegou é que as técnicas deixaram de mascarar um problema que traria problemas maiores e inesperados no final do ciclo.
“Às vezes achamos que estamos economizando, mas na verdade estamos nos enganando e a consequência vem na colheita. Por isso vejo a adoção da agricultura de precisão como um caminho sem volta, porque ela te entrega através de mapas e números como deve ser a sua forma de conduzir a lavoura”, disse o gestor da fazenda, Matheus Conceição Mateus.
Aos interessados ...
Os interessados no serviço devem procurar a departamento técnico da Unidade de Grãos da Copercana para um primeiro contato e posterior levantamento das informações necessárias para o desenvolvimento de um projeto.
Uma informação importante destacada pelo diretor comercial agrícola da Copercana, Augusto Cesar Strini Paixão, é que basicamente a cooperativa já está preparada para a prestação da grande maioria dos serviços que envolvem o pacote e que, com a adesão dos cooperados a tendência é o custo fixo se diluir e o investimento baixar o valor. “Hoje já possuímos uma frota de aplicadores de corretivos em taxa variável, além de vendermos calcário, gesso e fosfatos, temos um laboratório preparado para receber um crescimento exponencial de demanda e profissionais preparados para prestar o serviço de assessoria. Assim com investimentos potenciais fecharemos o pacote e conforme a procura for crescendo teremos condições de reinvestimento o que trará cada vez mais novos recursos a custos cada vez menores, nosso objetivo é disponibilizar essas tecnologias para todos os cooperados através da própria Copercana ou com parcerias que temos com outras empresas”.
“Aproveito para convidar a todos a nos procurar ao longo do Agronegócios Copercana onde estaremos com a equipe completa para esclarecer todas as dúvidas”, concluiu Paixão.
![]() |
![]() |
O gestor da Fazenda São João e Capela, Matheus Conceição Mateus, ao lado de sua esposa e também colaboradora da propriedade, Bruna Aparecida Genari Mateus participaram com a lavoura de soja e o Grupo Lucente, representado por Gustavo Francisco Ribeiro Costa, fizeram parte do projeto com a cultura do amendoim