Copercana oferta serviço de aplicação de corretivos em taxa variável

Noticias do Sistema POR: Marino Guerra

Investimento proporcionará ao cooperado precisão no manejo

Novo caminhão aguarda para ser carregado com calcário dolomítico

Com o objetivo de adequar sua prestação de serviço de aplicação de corretivos, a Copercana investiu cerca de R$ 1,3 milhão na aquisição de três caminhões dotados com a tecnologia de distribuição em taxa variável.

Assim, é possível, pautado no resultado de análise, aplicar a quantidade exata de calcário, gesso ou a mistura dos dois para a correção do pH da área, gerando, além da óbvia redução na conta da operação, equilíbrio ao ambiente, pois o solo receberá o que precisa, sem faltar ou exceder (ambos são prejudiciais para o desenvolvimento da lavoura).

Para adequar os veículos, modelo Volkswagen MAN Constellation 26.280 6x4 (indicados para operações fora de estrada), foi necessária a instalação de um sistema, composto desde o GPS - que localizará e “lerá” a dose do produto conforme orientado pelo mapa -, e todo o aparato de automação que interpretará a informação e executará a distribuição.

Segundo o supervisor de comercialização, Carlos Biagi, o custo para adequar cada caminhão ficou cerca de R$ 50 mil superior em comparação com um veículo de aplicação contínua. Ele ainda afirmou que a resposta positiva dos cooperados que já fizeram uso do serviço reforça a ideia de, em médio prazo, tê-lo disponível em 100% da frota.

Sistema de GPS mostra para o motorista todas as informações referentes ao manejo

Esteira no fundo da caçamba controla a quantidade exata de corretivo que será lançado

Caminhão sendo carregado e, posteriormente, prestando serviço na roça