Copercana promove encontro de gerentes

03/02/2023 Noticias POR: FERNANDA CLARIANO

O Centro de Eventos Copercana em Sertãozinho-SP foi palco da edição especial do encontro de gerentes rumo aos 60 anos da cooperativa

A diretoria e conselheiros da Copercana receberam no dia 23 de novembro, cerca de 700 colaboradores entre gerentes e formadores de opinião da cooperativa para o encontro anual de gerentes que foi realizado este ano no Centro de Eventos Copercana e teve como tema: Gestão de Mudanças,Planejamento e Liderança. E, por mais um ano, o evento teve como patrocinador a Bayer, que na ocasião marcou presença com seus representantes. Na abertura, um vídeo inspirador foi apresentado aos participantes e os diretores deram as boas vindas discorrendo sobre a importância deste momento para a Copercana.

Em seu discurso, o diretor financeiro e administrativo da Copercana, Giovanni Bartoletti Rossanez, agradeceu aos conselheiros de administração bem como aos diretores que juntos com os colaboradores estão na batalha por uma Copercana melhor. “Trabalhamos sempre em busca de mudanças e por melhorias constantes na Copercana e temos que agradecer a todos que estão conosco nessa caminhada e à Bayer que está ao nosso lado como parceira já há muito tempo, tanto neste evento quanto no campo com os nossos agrônomos. Essa ação era realizada apenas para os gerentes, mas este ano mudamos e procuramos trazer o máximo de colaboradores que conseguimos e estamos felizes em ver o Centro de Eventos cheio”, disse Rossanez que ressaltou que a partir do ano que vem o evento será rotineiro com todos os colaboradores. O diretor comercial agrícola da Copercana, Augusto César Strini Paixão, destacou o prazer de poder ver
a casa cheia depois de dois anos sem poder realizar o evento devido a pandemia da Covid-19. “Esse encontro é muito importante e tem como intuito trazer por meio dos palestrantes, informações a todos os participantes para que nos tropeços da vida possam levar de forma mais saudável, com tranquilidade e segurança. Tenho certeza que esse encontro será muito bom e valioso para todos”, afirmou Paixão, que na ocasião pediu o empenho e a atenção de todos às informações passadas para que tenham uma vida melhor e mais saudável durante o trabalho e em suas casas.
O diretor comercial varejo da Copercana, Márcio Meloni, lembrou dos esforços que foram feitos para levar ao evento o maior número de colaboradores possível e em tom descontraído comentou: “Não trouxemos todos os colaboradores porque a Copercana não pode parar”. Ao discorrer sobre a área comercial, Meloni informou sobre o planejamento de reforma das lojas e nos 60 anos da Copercana que será comemorado no ano que vem é provável que todas estejam reformadas. “Iniciamos esse trabalho há três anos e hoje temos lojas que são exemplos, mas precisamos vender, precisamos nos dedicar além, e estamos com uma campanha de final de ano legal para posto, loja de ferragens e supermercados. Essa é uma oportunidade excelente de vendas, assim como os 60 anos no ano que vem, que está cheio de programação e também é uma oportunidade de venda. Mas a venda não vem até nós, temos que ir atrás, não podemos bobear porque a venda é o nosso alicerce, é o que nos mantém vivos, que nos paga”, observou Meloni.

Campanha 60 anos Copercana

Durante o encontro foi lançada oficialmente a campanha de 60 anos da Copercana. Em 2023 a Copercana irá comemorar 60 anos e para comemorar essa marca, a cooperativa vai celebrar essa trajetória de sucesso com muitas ações de marketing e comunicação durante o ano todo de 2023 envolvendo todos os seus segmentos de negócios. Para isso, a partir de primeiro de janeiro será realizada uma vasta programação com ações, eventos além do lançamento de um livro contando toda a trajetória da Copercana até chegar aos seus 60 anos.

Uma noite de palestras, ensinamentos e conhecimento

A noite contou com a palestra sobre “Gerenciamento de Mudanças”, ministrada por Max Gehringer, que é conhecido pelos seus artigos em revistas como Época, Exame, Voce SA. Comentarista da Rádio CBN e do programa Fantástico, na Rede Globo, administrador de empresas – atuou como executivo no Brasil e também
no exterior, é autor de diversos livros entre eles: Emprego de A a Z e Comédia Corporativa.
Gehringer,que atua há 20 anos como palestrante, contou um pouco sobre sua história – onde começou sua carreira como office-boy na antiga fábrica da Cica em Jundiaí, graduou-se em administração de empresas, e tornou se ao longo da sua trajetória uma das personalidades mais influentes do mundo corporativo.
Na ocasião, Gehringer trouxe a mensagem de que as empresas precisam investir em gestão de pessoas e que essas devem perseguir seus sonhos. “As empresas precisam treinar pessoas para trabalhar com pessoas. Vale a pena pagar para pessoas criarem. Elas não vão acertar de primeira, mas mesmo assim vale a pena”.
Na palestra, Gehringer chama a atenção para a importância do diálogo na avaliação de uma profissional que fará parte da equipe. Para ele, a história e a sinceridade do candidato precisam ser valorizadas em uma entrevista. A qualidade de vida também foi abordada, segundo Gehringer, o trabalho é necessário, mas a
qualidade de vida não pode ser deixada para segundo plano.

Na sequência, o sociólogo e capitão veterano do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), do Rio de Janeiro, Rodrigo Pimentel, que criou o personagem Capitão Nascimento no filme Tropa de Elite 1 e 2, interpretado pelo ator Wagner Moura, compartilhou suas experiências e discorreu em sua palestra de caráter motivacional o tema “Construindo Tropas de Elite”, onde baseando no princípio das operações especiais, falou sobre compromisso, estratégia, treinamento, liderança, planejamento, foco, trabalho
em equipe, superação de limites, metas, atitude, gestão de pessoa, inovação e disciplina. Pimentel interagiu com o público trazendo uma dinâmica bem diferente e chamou a atenção dos participantes por sua forma de liderar e a posição em que se colocava diante das mais diversas situações e as estratégias no trabalho em equipe para atingir os objetivos.
No encerramento, o presidente do conselho da Admistração da Copercana, Antonio Eduardo Tonielo, expressou a satisfação em poder aos 82 anos de idade fazer parte desse momento e poder encerrar um evento de tamanha importância dentro da cooperativa.

“Quero cumprimentar a todos os presentes e a todos da Bayer que apoioaram nesse encontro e estão sempre com a gente. Esse encontro é muito importante e sempre podemos aprender algo. Acho que todos os exemplos que os palestrantes trouxeram servem para nós como diretores, gerentes, como colaboradores e dá para se tirar um grande proveito do que foi falado. Estou muito contente em fazer esse encerramento e espero fazer mais alguns encerramentos, se Deus assim me permitir, e contar inclusive com o apoio de todos, pois vocês são as peças importantes do nosso crescimento e dos nossos desafios”, enfatizou Tonielo.

Carlos Toscano, gerente regional cana da Bayer e Marcos Galacho, representante técnico de vendas da Bayer (onde é gerente de contas da Copercana), na ocasião apresentaram em números o faturamento e o mercado de ascensão junto com a Copercana na safra de 2020 até a safra de vigência e projeções para a safra 23/24 através dos seus produtos de inovação. “Essa é uma parceria em ascensão, costumo dizer que se eu pudesse
‘aceleraria o acelerador’ da Copercana não só com o pé direito, mas com os dois pés porque temos muito mais para crescer junto com essa cooperativa, disse Galacho.

“Essa foi uma iniciativa muito boa da Copercana, precisamos ter esse entrosamento. Fez oito meses que eu voltei para a Copercana. Em minha passagem anterior eu fiquei 10 meses e eu nunca havia participado de um evento como este. É bem interessante essa troca de informações e essa iniciativa por parte da Copercana de proporcionar esse tipo de experiência aos funcionários com palestras motivacionais, foi excelente. As duas palestras foram muito boas, nota 10, valeu muito a pena participar. Confesso que fiquei morrendo de vergonha em interagir com o Pimentel, mas foi uma dinâmica bem diferente e gostei muito. Só tenho a agradecer a oportunidade que me foi dada de participar” Flávio Hernrique Gonçalves.
“Achei interessante todo mundo participando. As outras edições desse evento foram mais restritas e achei bastante legal esse novo modelo que estão propondo de estender o número de participantes. É interessante ter não só os gerentes, mas ter todos que são ligados ao processo, é bastante importante. As palestras foram bem valiosas, o Max com os seus exemplos de valores que ele dá para as situações e sua forma de avaliação e o Pimentel que trouxe exemplos valiosos com sua forma de liderar. Valeu muito a pena participar desse encontro” Juliano José Valério.
“Estou há um mês na empresa e sou grata por poder ter esse privilégio de participar desse momento tão importante em que estão iniciando as comemorações dos 60 anos da Copercana. Para mim são novos desafios e quero aprender muito e crescer tanto pessoal quanto profissionalmente dentro dessa empresa. Achei o encontro muito bom, as palestras foram incríveis, principalmente por terem escolhido dois palestrantes nota 10. O Max falou da questão do trabalho e da qualidade de vida, que são assuntos que acho importantíssimos. E o Pimentel me chamou a atenção as estratégias que ele mencionou em relação ao BOPE e sobre as formas que podemos trabalhar dentro de uma empresa. Acredito que com a união da equipe e seguindo sempre o passo a passo de tudo o que tem que ser feito podemos atingir bons resultados” Fabiane Aparecida Camargo.
“É de grande valia poder participar dessa iniciativa da Copercana e conseguir absorver o máximo do que os palestrantes passaram, que são as quebras de paradigmas e realmente vestir a camisa da empresa. Eu acredito que quem pode participar conseguiu absorver isso e vai transmitir para sua equipe. As experiências que o Max nos passou e a segurança dele ao falar trazem uma tranquilidade. E a motivação do Pimentel é demais, a todo momento ele está empenhado com o que está fazendo, ele transmite isso e acaba motivando a equipe também. Valeu muito a pena participar. Saio daqui uma pessoa melhorada pela sinceridade de ter realmente respondido ao que o Pimentel me perguntou e isso pode ter certeza que vai fazer com que quebre barreiras pra mim por causa da brincadeira que ele fez comigo durante sua apresentação” Ítalo Rocha dos Santos.