atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

Copercana promove encontro sobre inseminação artificial

21/11/2019 Noticias do Sistema POR: Marino Guerra
Copercana promove encontro sobre inseminação artificial

Evento reúne pecuaristas cooperados para discutir as novas tecnologias do processo

Com o objetivo de estreitar o relacionamento com o cooperado que desenvolve a atividade pecuária, o time veterinário da Copercana promoveu, no início de outubro, um encontro para apresentar as novas tecnologias e a projeção de resultados em IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo).

A primeira palestra foi do coordenador técnico de produção da Boehringer Ingelheim, dr. Kléber Lemes, que abordou sobre o protocolo hormonal do laboratório e divulgou o “Progestar”, progesterona que visa maior sincronização do cio do lote.

O produto ainda traz um novo conceito, o de ter um dispositivo intravaginal monodose, o que, dentre um leque de vantagens, confere a certeza de que o mesmo está na posição correta e é mais recomendável, observando a sanidade do rebanho (como o dispositivo não é reaproveitado, elimina uma potencial fonte de contaminação) e ambiental (por não precisar de lavagem, o produto evita a contaminação da água e do solo com o hormônio remanescente).

Em seguida, o veterinário Athos Patoreli disse que o que está surgindo em termos de tecnologia e genética aprimorada é fundamental para o pecuarista se diferenciar da média nacional de 50% de vacas prenhas que foram inseminadas.

O diretor comercial da Copercana, Marcio Meloni, também fez uso da palavra dizendo que a cooperativa está disponível como ferramenta de obtenção de tecnologia aos seus associados que criam gado.

Para fechar o evento, os diretores da Renascer Biotecnologia, Paulo Roberto Pavin e Leonardo Pavin, mostraram o seu trabalho para o fornecimento de sêmen das raças Angus, Brangus, Hereford, Braford e Devon. Os melhoristas ainda informaram que estão para iniciar o trabalho com Nelore e Senepol.

Por fim, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas com os especialistas presentes e foi criado um grupo para a definição de temas de relevância para eventos futuros.