Copercana Sustentável incentiva o descarte correto de pilhas e baterias

Noticias do Sistema POR: Fernanda Clariano

As pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente

Andréia Sapiensa (encarregada da BioCoop) e Ailson Trevisan (coordenador do Sindicato do Comercio Patronal de Sertãozinho)

O rejeite de resíduos é tema recorrente quando o assunto são os problemas ambientais. Isso porque ambos estão correlacionados, já que o descarte inadequado está diretamente ligado com boa parte da poluição. Por conta disso, a destinação correta de pilhas e baterias tem ganhado cada vez mais importância, uma vez que apresenta um grau significativo de toxicidade.

Na composição dessas pilhas são encontrados metais pesados como cádmio, chumbo e mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana.

Só para esclarecer, as pilhas e baterias em funcionamento não oferecem riscos. O problema é quando são descartadas e passam por deformações na cápsula que as envolvem: amassam, estouram, e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores.

“As pilhas e baterias podem liberar resíduos tóxicos e metais pesados quando jogadas no solo, podendo contaminar o lençol freático e estendendo essa contaminação para a fauna e a flora, chegando também aos seres humanos e causando sérios prejuízos à saúde”, disse a encarregada da BioCoop, Andréia Sapiensa.

Lembrando que ao descartar esses materiais nunca os deixe junto com os outros lixos. O contato entre eles pode fazer com que a contaminação ocorra, levando o lixo comum a carregar as substâncias perigosas.

A Copercana, por meio do projeto Copercana Sustentável, tem recebido essas pilhas e baterias usadas na matriz e filiais. Esse material é entregue à BioCoop, que é responsável por destiná-lo ao Sindicato do Comércio Patronal de Sertãozinho, órgão responsável por encaminhá-los à GM&C Soluções em Logística Reversa e Reciclagem, empresa especializada e regularizada mediante ao Ministério Federal, a dar um destino legal ao material. Na manhã de 15 de outubro, a Copercana Sustentável entregou ao Sindicato mais de 120 kg de pilhas que agora terão um destino correto. 

“Eu vejo que tem crescido a preocupação da sociedade quanto à reciclagem correta, e isso é muito importante. Essa questão de conscientização faz muita diferença e o Sindicato tem trabalhado junto ao município e às empresas neste sentido”, afirmou o coordenador do Sindicato do Comércio Patronal de Sertãozinho, Ailson Trevisan.