atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

Copercana trabalha o conceito de sustentabilidade

01/07/2020 Copercana Sustentável POR: Marino Guerra

Cooperativa cria selo e organiza comitê para dar sinergia na integração entre as ações econômicas, sociais e ambientais

Ter conhecimento sobre a sua responsabilidade perante a sociedade que faz parte é algo presente na Copercana desde a sua fundação, há 57 anos. Além de seu desenvolvimento econômico que gera uma verdadeira onda de prosperidade, pois apenas com sua existência os produtores rurais se desenvolvem gerando vagas de emprego e demandando por serviços e produtos desde necessidades profissionais até pessoais.

Ainda há toda sinergia da própria Copercana e seus parceiros, onde tudo isso se torna uma peça fundamental para girar a engrenagem da economia da região que está inserida.

Na integração ambiental e econômica não é diferente, só como alguns exemplos a Copercana é uma das principais incentivadoras da rotação de culturas, além de ser uma das maiores distribuidoras de defensivos agrícolas, tecnicamente e ambientalmente adequados, para o interior do Estado de São Paulo.

E claro que problemas nesse setor fariam com que o final da prática da queima fosse muito mais demorado.

A Copercana foi uma das pioneiras no programa de recebimento de embalagens de defensivos e há quinze anos implementou um projeto de reciclagem de resíduos, o qual já deixou de emitir ao meio ambiente cinco milhões de toneladas.

O diretor-presidente executivo da Copercana, Francisco César Urenha, afirma que a criação do selo é uma das ações no sentido de um processo de certificações relacionadas à sustentabilidade que a organização está em busca

No campo social não é diferente, pois um dos maiores projetos nessa área é o show beneficente que realiza em prol do Hospital de Amor de Barretos.

Debaixo desse guarda-chuva surgem várias doações, patrocínios e realização de projetos internos e externos pontuais que, ao serem somados, contribuem de maneira significativa para amenizar diversos problemas sociais, podendo ser citados: acompanhamento de assistência social e psicológico a problemas de seu corpo de colaboradores e seus familiares, campanha do agasalho e doação de cadeira de rodas (através do recebimento de lacres de latinhas).

Com a consolidação de muitas ações acompanhando o crescimento da empresa, a necessidade de novas iniciativas é algo natural que acontece. Somado a isso há o fato de toda cadeia em que a Copercana está envolvida rastrear os projetos e processos internos e deixá-los nítidos e transparentes, através de certificações, para que os representantes dos mais variados mercados consumidores tenham certeza de sua postura efetiva nas questões que envolvem o conceito de sustentabilidade.

“Hoje não basta para as organizações apenas terem os projetos funcionando, é preciso mostrar essas ações, e a certificação é o modo formal para isso”, disse o diretor-presidente executivo, Francisco César Urenha.

Partindo desse princípio, a diretoria decidiu criar um arcabouço no qual todos os projetos estariam reunidos, e ele veio através da criação de um selo.

Assim foi criada a marca “Copercana Sustentável” que é definida por Urenha da seguinte forma: “Alguns projetos já estão em prática e o trabalho será no sentido de sua evolução de forma multidisciplinar, mas a atividade principal será no sentido de se debruçar sobre a readequação dos processos existentes e na criação de outros visando às certificações necessárias, fazendo com que a Copercana amplie a sua participação econômica, ambiental e social.