Copercana 50 anos: ações que valem ouro

25/04/2013 Geral POR: Revista Canavieiros edição de abril - nº 42
Edição de Abril - nº 42

“Governo federal precisa assumir suas responsabilidades com o setor”. Esta frase foi dita pelo deputado federal Duarte Nogueira, que no mês de março, provocou a realização de uma audiência pública, em Brasília, com representantes de elos do agronegócio da cana para discutir a situação das usinas na região Centro-sul. Em entrevista exclusiva à Canavieiros, Nogueira afirma que a solução para essa crise é atendimento, por parte do governo federal, de uma antiga reivindicação do setor: definição de políticas públicas de médio e longo prazo. 
Na Reportagem de Capa deste mês, o leitor poderá conferir a história completa da Copercana, que no mês de maio, completa 50 anos de fundação. Também irá encontrar depoimentos de cooperados que fazem parte da cooperativa desde o seu início e até hoje permanecem com suas atividades. 
Como Destaques, a Canavieiros traz o jantar beneficente realizado pela Copercana, Canaoeste e Sicoob Cocred em Ação, em prol do projeto da Fundação Pio XII (Hospital de Câncer de Barretos), reunindo empresários de Sertãozinho e região. Também traz informações sobre o II Encontro Cana Substantivo Feminino, que reuniu mais de 250 mulheres de evidência no setor para comemorar o mês dedicado a elas.
A secção Pesquisa do Setor é assinada pelo supervisor na área de consultoria do Centro de Serviços em Agronegócio da PwC e pelo consultor do Centro de Serviços em Agronegócio da PwC. Em seu artigo, os consultores abordam sobre o desafio do custo agrícola e para ajudar na compreensão, expõem resultados de trabalhos realizados por eles na área.
Na coluna Caipirinha, entitulada “A Califórnia e a Obsessão Inovadora”, o professor Marcos Fava Neves escreve sobre os efeitos da macroeconomia e do consumo na cana. De acordo com projeções do USDA, o crescimento econômico global deve ser de 3,3% aa até 2022, puxado principalmente pelo mundo emergente.  
Já em Notícias Canaoeste, o leitor poderá conferir a participação da Canaoeste em audiência em Brasília para discutir a situação das usinas de etanol da região Centro-sul; a realização da reunião técnica na filial da associação em Pitangueiras para produtores sobre o controle de ervas daninhas em cana-de-açúcar;  e o Dia de Campo, realizado em parceria com o IAC (Instituto Agronômico) na  Fazenda Santa Rita em Terra Roxa para a apresentação do sistema MPB (Mudas Pré Brotadas).
Em Notícias Copercana, a Canavieiros mostra a Assembleia Geral Ordinária da cooperativa, onde os resultados do exercício de 2012 foram apresentados aos cooperados. E ainda traz a homenagem recebida pela Copercana pelos seus 50 anos de existência. 
No artigo Técnico, o engenheiro agrônomo da Canaoeste, Antônio Pagotto, também escreve sobre o sistema MPB (Mudas Pré Brotadas), um método de multiplicação rápida da cana-de-açúcar que surgiu a partir da necessidade de se entregar um material não convencional com elevado padrão de fitossanidade, vigor e uniformidade de plantio. Já a professora, Marcia Mutton, fala sobre os desafios para utilização industrial do sorgo sacarino na produção de bioetanol.
Em Assuntos Legais, o advogado da Canaoeste, Juliano Bortoloti, alerta os fornecedores de cana-de-açúcar sobre os procedimentos a serem adotados em caso de incêndio de origem desconhecida.
Confira também as informações setoriais do mês de março e os  prognósticos climáticos para os meses de maio e junho divulgadas pelo consultor, Oswaldo Alonso. O leitor ainda poderá encontrar dicas de leitura e português.

Leia a edição completa clicando aqui!