Copersucar: 99% dos resíduos gerados pelas usinas associadas são reaproveitados

23/03/2021 Cana-de-Açúcar POR: Marino Guerra

Material é destinado para a geração de energia e atividades agrícolas

Terminal de Ribeirão Preto - Vista aérea do Terminal que pode movimentar até 1,5 milhão de toneladas por ano (Foto: Na Lata)

A Copersucar, maior comercializador de açúcar e etanol do mundo, informou que 99% dos resíduos gerados no processo de produção e processamento da cana-de-açúcar em suas 34 unidades industriais coligadas são reaproveitados tanto para a produção de energia elétrica (bagaço), como nas atividades agrícolas (vinhaça, tora de filtro e cinzas das caldeiras).

O grande destaque para se chegar a esse desempenho foi o crescimento da utilização dos resíduos em lavouras como manejo de fertirrigação, para se ter ideia na safra 16/17 foram utilizados 43 milhões de toneladas, enquanto na temporada 19/20 esse número chegou a 68 milhões, ou seja, ganho de 58%.

No caso da geração de energia, são dois os destaques apresentados pela companhia. O primeiro é o fato de todas as associadas serem autossuficientes e que o excedente é exportado para o Sistema Interligado Nacional, prática que vem aumentando a cada ano evoluindo 21% na safra 19/20 se comparado com o período anterior.

Para obter maiores detalhes basta acessar o relatório de sustentabilidade da Copersucar. ACESSE AQUI!