Copo zero

Noticias do Sistema POR: Marino Guerra

Campanha entra em ação na matriz

Copo plástico. Antes de matar a sua sede, provavelmente você nunca imaginou a energia demandada num item tão comum como este.

Descartado depois de poucas goladas, sua matéria-prima demora bilhões de anos para estar disponível e ainda dá um trabalhão para ser encontrada, enquanto que, ao ir para o lixo errado, vagará ao sabor do vento por quase meio milênio até sofrer sua decomposição total.

Esse paradoxo do tempo, por anos ignorado em nome da praticidade, é um exemplo do porque um dos maiores desafios da humanidade está justamente em evitar um colapso ambiental que, se não controlado, transformará o planeta num forno de incineração de lixo.

Por toda insustentabilidade que o ato de pegar um copo plástico representa a cada vez que for tomar água, é que a diretoria da Copercana, ao lado do comitê de sustentabilidade da cooperativa, implementou o programa “Copo Zero”, que, como o próprio nome diz, tem a intenção de acabar com o uso de copos descartáveis dentro dela.

Para isso, no mês de outubro o primeiro passo foi dado através da distribuição, nos departamentos da matriz, de um Eco Kit - contendo um squeeze de alumínio (600 ml), uma caneca de inox (180 ml), uma caixinha de acrílico para separação adequada de grampos de papel, dois adesivos para adequação da lixeira de reciclável e uma cartilha orientativa - para uso interno de todos os colaboradores da Copercana.

Assim, a partir de novembro não haverá mais copos plásticos nos bebedouros de água e locais de café da matriz, sendo disponibilizados somente ao público externo, mediante solicitação às recepcionistas, e em área comuns, conforme determina a NBR 24.

De acordo com um cronograma, estas ações também serão implementadas em todas as filiais da Copercana e da Canaoeste. Dessa maneira, a diretoria acredita que garantirá o conforto de todos e ao mesmo tempo diminuirá drasticamente o consumo de plástico, objetivo que está dentro de seu plano de sustentabilidade.