Cordel escrito por ex-ministro destaca etanol em prosa e verso
10/09/2012
Geral
POR: UNICA
A importância do agronegócio para o desenvolvimento do Brasil, especialmente no segmento de energias renováveis, onde a indústria da cana produz o combustível mais limpo do mundo, é retratada em prosa e verso no livreto “Cordel do Agro,” escrito pelo ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Rodrigues. Com uma tiragem de sete mil exemplares, a publicação de 26 páginas lançada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e distribuída junto com a edição de junho da revista Agroanalysis intercala a linguagem poética com uma série de tabelas e gráficos, com dados sobre o atual cenário da agricultura brasileira.
Na publicação, o ex-ministro destaca os benefícios ambientais do biocombustível produzido a partir da cana: “(...) E o etanol renovável / Já mitiga o aquecimento / Porque só emite o CO2 / Da gasolina em 11 por cento (...).”
Rodrigues acredita que a agroenergia, da qual a cana é considerada a melhor matéria-prima existente, pode mudar a geopolítica global. “Diferente de alimentos, que qualquer país pode produzir, mesmo que com subsídios, a energia do campo só se produz onde houver sol o ano todo e terra disponível sem competir com produção de comida. E isso só acontece entre os dois trópicos, onde estão a América Latina, a África Subsaariana e a Ásia mais pobre,” revela o autor do “Cordel do Agro.”
O editor chefe da Agoanalysis e diretor de Controle da FGV Projetos, Antônio Carlos Kfouri Aidar, exalta a originalidade do Cordel escrito pelo ex-ministro da Agricultura. “Roberto continua uma figura expoente do agronegócio mundial seis anos após ter deixado o Ministério. Qualquer editor pode de vez em quando ter a liberdade de se deixar tomar pela emoção. Melhor ainda quando a emoção se soma à razão. E este é o caso deste cordel,” afirma o executivo.
O diretor da Escola de Economia de São Paulo da FGV, Yoshiaki Nakano, conta que a ideia do livreto surgiu após uma aula magna de Rodrigues em comemoração aos 20 anos da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), em Ribeirão Preto (SP). Ao final de sua participação, o ex-ministro surpreendeu a plateia transformando os slides usados em sua apresentação em estrofes rimadas. “O texto caiu na internet, dando origem a uma grande quantidade de manifestações de gente ligada ao agro. A revista Agroanalysis somou-se a essa reação e decidiu publicar o cordel,” revela Nakano.