1) De segunda-feira à sexta-feira
Resposta: errado!
Correto: De segunda-feira a (sem a crase) sexta-feira
2) A prazo ou À prazo?
Resposta correta: A prazo (sem o uso da crase) não se aplica crase antes de substantivos masculinos, como é o caso de “prazo”
3) A você ou À você?
Resposta correta: A você
Não há crase antes de pronomes pessoais (eu, você, ele, ela, nós, vocês, eles, elas)
Para você pensar:
"Sou como um livro.
Há quem me interprete pela capa.
Há quem me ame apenas por ela.
Há quem viaje em mim.
Há quem viaje comigo.
Há quem não me entende.
Há quem nunca tentou.
Há quem sempre quis ler-me.
Há quem nunca se interessou.
Há quem leu e não gostou.
Há quem leu e se apaixonou.
Há quem apenas busca em mim palavras de consolo.
Há quem só perceba teoria e objetividade.
Mas, tal como um livro, sempre trago algo de bom em mim"
(Silvio Carlos Galvão - Escritor e poeta Brasileiro)
Biblioteca “General Álvaro Tavares Carmo”
“El presente manual es una guía para la realización de análisis de caña de azúcar, y em particular para determinar la calidad de los jugos o extractos de la misma. En este documento se presentan fundamentalmente dos técnicas, una que utiliza el jugo primario (primera extracción, prensa hidráulica o molino esperimental) y otra que se lleva a cabo mediante una extracción via liquido denominada análisis directo.” (Trecho extraído e adaptado da “orelha” do livro)
Referência:
LARRAHONDO AGUILAR, Jesús Eliécer. Análisis de caña de azúcar: fundamentos y procedimientos de laboratorio. Santiago de Cali: Catorse, 2014.
Os interessados em conhecer as sugestões de leitura da Revista Canavieiros podem procurar a Biblioteca da Canaoeste - biblioteca@canaoeste.com.br - www.facebook.com/BibliotecaCanaoeste - Fone: (16) 3524.2453 Rua: Frederico Ozanan, 842 - Sertãozinho/SP
*Formada em Direito e Letras. Mestra em Psicologia Social - USP. Especialista em Língua Portuguesa, Direito Público e Gestão Educacional. Membro imortal da Academia de Letras do Brasil. Prêmios recebidos: Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Carlos Chagas. Livros publicados sobre a Língua Portuguesa, Educação, Literatura, Tabagismo e Enxaqueca. Docente, escritora, pesquisadora, consultora sobre português, oratória e comunicação.