Cultivando a Língua Portuguesa

01/08/2022 Renata Sborgia POR: RENATA CARONE SBORGIA*

1) A “Assembléia” foi marcada para a próxima segunda-feira. Todos estão animados para o encontro!!!
…com a grafia escrita de forma incorreta o desânimo apareceu!!!
O correto é: ASSEMBLEIA.
Segundo o Novo Acordo Ortográfico: o acento agudo nos ditongos abertos éi e ói desaparecerá da grafia.
Obs.: O Novo Acordo Ortográfico traz mudança na grafia (escrita), assim utilizaremos as novas regras na escrita e manteremos, sem alteração, a pronúncia das palavras.

2) - É azia, doutor. Mas eu já estou providenciando uma
“colherinha” do remédio, disse Maria.
…com certeza, Maria azedou também a escrita incorreta da palavra no diminutivo!!!
Conforme a Gramática Normativa, o correto é colherzinha.
Regra fácil: quando o substantivo terminar em R a tendência é que se faça o diminutivo com o acréscimo de “ zinho” ou “zinha”.

3) Pedro usa muito a expressão “ a nível de” nas suas
palestras.
Prezado amigo leitor (e Pedro!!!) vamos evitar o uso “a nível de”.
A expressão “a nível de” (tradução incorreta do francês “au niveau de”) tem sido condenada por vários autores de livros sobre o vernáculo.
O correto é “no nível de” ou “em nível de”. Temos a expressão “no/em nível do(da)”, quando a ideia for de nivelamento, isto é, de algo estruturado em níveis ou camadas.
Ex.: Em nível do ensino fundamental este raciocínio seria admissível, mas não no nível universitário.

Para você pensar:

No descomeço era o verbo.
Só depois é que veio o delírio do verbo.
O delírio do verbo estava no começo, lá, onde a criança diz:
eu escuto a cor dos passarinhos.
A criança não sabe que o verbo escutar não
Funciona para cor, mas para som.
Então se a criança muda a função de um verbo, ele delira.
E pois.
Em poesia que é voz de poeta,
que é a voz
De fazer nascimentos -
O verbo tem que pegar delírio. (Manoel de Barros)

 

Biblioteca “General Álvaro Tavares Carmo”

“O livro tem o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem suas vocações e transformá-las em competências. Demonstra de forma clara e objetiva como identificar suas características principais para transformá-las em
ações úteis para a vida. A obra também tem o mérito de condensar uma ferramenta de disgnóstico com dez áreas de referência junto com um mecanismo de organização de um planejamento pessoal.”
(Trecho extraído e adaptado da “orelha” do livro)
Referência: BÜNDCHEN, Valdir Reinoldo. Garimpo & lapidação: planejamento estratégico pessoal. Porto Alegre, RS: AGE, 2014.

Os interessados em conhecer as sugestões de leitura da Revista Canavieiros podem procurar a Biblioteca da Canaoeste - biblioteca@canaoeste.com.br - www.facebook.com/BibliotecaCanaoeste - Fone: (16) 3524.2453
Rua: Frederico Ozanan, 842 - Sertãozinho/SP

 

*Formada em Direito e Letras. Mestra em Psicologia Social - USP. Especialista em Língua Portuguesa, Direito Público e Gestão Educacional. Membro imortal da Academia de Letras do Brasil. Prêmios recebidos: Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Carlos Chagas. Livros publicados sobre a Língua Portuguesa, Educação, Literatura, Tabagismo e Enxaqueca. Docente, escritora, pesquisadora, consultora sobre português, oratória e comunicação.