Datagro: Brasil tem gasolina 17,9% mais barata que EUA por distorção

18/07/2014 Combustível POR: Agência Estado
 A queda da produção de cana, açúcar e etanol no Brasil na safra 2014/15 é resultado especialmente do clima adverso e da política governamental de preços que favorece o consumo da gasolina. A avaliação foi feita nesta manhã pelo presidente da consultoria Datagro, Plinio Nastari. Para o especialista, o setor também sofre com efeitos negativos provocados pela crise econômica e há impacto operacional do aumento da mecanização da cultura no País.
´O Brasil enfrenta um período muito seco. Isso acontece desde agosto não só em São Paulo, mas em boa parte do Centro-Sul do Brasil. Essa seca traz consequências não apenas para a cana-de-açúcar, mas também para outras culturas como o café e a geração hidrelétrica´, disse Nastari durante painel do 3º Encontro do Açúcar e Etanol, realizado em Londres.
Além do clima, Nastari atacou duramente a política de preços do governo brasileiro para o setor energético. ´O Brasil tem uma política pública distorcida de preços que subsidia o preço da gasolina para os consumidores e não para o transporte público. Além disso, a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) foi reduzida para zero na gasolina e o Banco Central incentiva a valorização do real, o que estimula a importação do combustível´, disse durante o evento.
Aos presentes, Plinio Nastari defendeu que a política de preços adotada pelo governo brasileiro, especialmente pela Petrobras, faz com que o preço da gasolina atualmente no Brasil seja 17,99% menor do que a média nos Estados Unidos. Os preços são aqueles praticados pelas refinarias e foram comparados entre 1º e 11 de julho de 2014, segundo dados apresentados por Nastari. ´Esse subsídio não existe para a cana´, reclamou.
´A redução da Cide e o subsídio são incentivos para o consumo da gasolina. E o fato de que o Brasil ainda não está pronto para fornecer todo combustível consumido faz com que o País seja ainda mais dependente da importação de gasolina. É uma política non sense de comprar mais gasolina com preço mais alto´, disse.
Nastari também comentou que a produção brasileira ainda é prejudicada pelos efeitos negativos no setor financeiro desde a crise de 2008 e há impacto operacional do aumento da mecanização em algumas áreas produtoras brasileiras.
 A queda da produção de cana, açúcar e etanol no Brasil na safra 2014/15 é resultado especialmente do clima adverso e da política governamental de preços que favorece o consumo da gasolina. A avaliação foi feita nesta manhã pelo presidente da consultoria Datagro, Plinio Nastari. Para o especialista, o setor também sofre com efeitos negativos provocados pela crise econômica e há impacto operacional do aumento da mecanização da cultura no País.
´O Brasil enfrenta um período muito seco. Isso acontece desde agosto não só em São Paulo, mas em boa parte do Centro-Sul do Brasil. Essa seca traz consequências não apenas para a cana-de-açúcar, mas também para outras culturas como o café e a geração hidrelétrica´, disse Nastari durante painel do 3º Encontro do Açúcar e Etanol, realizado em Londres.
Além do clima, Nastari atacou duramente a política de preços do governo brasileiro para o setor energético. ´O Brasil tem uma política pública distorcida de preços que subsidia o preço da gasolina para os consumidores e não para o transporte público. Além disso, a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) foi reduzida para zero na gasolina e o Banco Central incentiva a valorização do real, o que estimula a importação do combustível´, disse durante o evento.
Aos presentes, Plinio Nastari defendeu que a política de preços adotada pelo governo brasileiro, especialmente pela Petrobras, faz com que o preço da gasolina atualmente no Brasil seja 17,99% menor do que a média nos Estados Unidos. Os preços são aqueles praticados pelas refinarias e foram comparados entre 1º e 11 de julho de 2014, segundo dados apresentados por Nastari. ´Esse subsídio não existe para a cana´, reclamou.
´A redução da Cide e o subsídio são incentivos para o consumo da gasolina. E o fato de que o Brasil ainda não está pronto para fornecer todo combustível consumido faz com que o País seja ainda mais dependente da importação de gasolina. É uma política non sense de comprar mais gasolina com preço mais alto´, disse.
Nastari também comentou que a produção brasileira ainda é prejudicada pelos efeitos negativos no setor financeiro desde a crise de 2008 e há impacto operacional do aumento da mecanização em algumas áreas produtoras brasileiras.