atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

DC Bio implanta sistema de irrigação por gotejamento

03/07/2012 Cana-de-Açúcar POR: Agência UDOP de Notícias
A Della Coletta Bioenergia (DC Bio), localizada em Bariri, interior do estado de São Paulo, implantou um sistema de irrigação por gotejamento em 200 hectares de cana-de-açúcar. O objetivo é aumentar a produtividade e a longevidade do canavial. A DC Bio investiu cerca de R$ 7 mil por hectare nesse sistema que é novidade para o setor sucroalcooleiro nessa região do país.

Segundo o diretor Agrícola e engenheiro agrônomo na DC Bio, Márcio Rogério Della Coletta, esse sistema é controlado por equipamentos de ponta, que liberam a quantidade certa de água que a soqueira necessita para ter um desenvolvimento superior. Os canos estão enterrados a 20 centímetros de profundidade e possuem um sistema de travamento que impede o entupimento dos orifícios que liberam a água.

De acordo com Coletta, as chuvas atípicas nessa época do ano atrapalharam o início da operação do sistema. "Se o tempo estivesse seco, o que seria normal para essa época do ano, o sistema teria sido acionado e como temos 200 hectares irrigados e outros 200 não irrigados na mesma propriedade a diferença no desenvolvimento da cana já poderia ser notada", explicou.

Márcio Coletta ressalta que os resultados poderão ser analisados após dois anos. "A aposta é numa maior produtividade da cana em torno de 30% e numa longevidade bem maior para o canavial", conta. A expectativa é de que a cana plantada e irrigada com esse sistema tenha entre oito e nove cortes. O normal para um canavial cultivado no método tradicional são cinco cortes.


Exemplo para usinas

Na última quinta-feira (28), fornecedores, prestadores de serviço e representantes da usina de açúcar e etanol de Lençóis Paulista, pertencente ao grupo Zillor, estiveram visitando o sistema implantado pela DC Bio. O objetivo foi conhecer o sistema de irrigação por gotejamento, de forma a visualizar uma solução para os problemas de queda de produtividade nos canaviais causados pelas alterações do clima. As informações são da assessoria da Usina Della Coletta Bioenergia.