De Olho no Material Escolar: Disseminando bons exemplos

25/01/2021 Agricultura POR: Fernanda Clariano

Abag/RP atua há duas décadas para corrigir a miopia que o sistema educacional brasileiro tem sobre a vida no campo

Há 20 anos, a Abag/RP idealizou o programa educacional “Agronegócios na Escola”, com uma metodologia baseada na capacitação de professores aproximando a educação e o agro, a cidade e o campo. A iniciativa faz com que os alunos e docentes tenham contato com a produção rural no campo e na agroindústria.

Por meio do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”, o tema agronegócio tem sido levado para as salas de aula pelas mãos dos próprios professores. A Abag/RP desenvolveu uma metodologia centrada na capacitação dos educadores, que são devidamente “apresentados” ao setor por meio de palestras, visitas, materiais audiovisuais, livros, cartilhas, artigos e até concursos.  Esta metodologia tem trazido resultados muito eficazes, pois ao vivenciarem a realidade dos diferentes elos das cadeias produtivas do agro, os professores incorporam conhecimentos que depois são aplicados nas mais diversas disciplinas, de forma lúdica e acessível, inclusive às idades mais tenras.

“Ao longo de 20 anos, mais de 3.000 professores foram capacitados e perceberam, por si próprios, que alguns conteúdos presentes nos livros didáticos estão ultrapassados, ou apresentados de modo enviesado. Com os conhecimentos que adquiriram, eles passam a incorporar informações consonantes com a realidade, ali mesmo nas salas de aula, e ponderam ideologias ou informações fora de contexto, a tempo e hora. Os estudantes, então, ganham a oportunidade de questionar e debater o dado frio que chega distorcido pelo material didático. Ganham a oportunidade de aprender”, salientou a presidente da Abag/RP, Mônika Bergamaschi.

Este ano, com o impedimento para a realização de atividades presenciais nas instituições de pesquisa, fazendas, cooperativas e agroindústrias associadas, em virtude do isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, foi necessário encontrar um novo modelo para transmitir os conhecimentos. 

Dessa forma, para dar prosseguimento ao programa, seguindo o objetivo de levar conhecimentos e oportunidades mesmo diante de um dos momentos mais desafiadores, a Abag/RP criou a Etapa Digital. Com ajuda da tecnologia, vídeos, ilustrações e textos, com linguagens simples e diretas, foram agrupados de modo a facilitar a compreensão do desenvolvimento e da importância do agronegócio. Mesmo fora do ambiente escolar, e sem poder ver in loco as atividades de vários elos que compõem as cadeias produtivas do agro, os professores e alunos poderão conhecer o setor sob perspectivas diferentes daquelas normalmente apresentadas nos livros didáticos.

Mônika: “O Agronegócio na Escola nasceu com o propósito de melhorar a percepção da sociedade sobre o agronegócio através educação”

Em virtude do êxito com o Programa Educacional “Agronegócio na Escola”, que já é reconhecido como referência, mesmo sendo desenvolvido apenas na região de Ribeirão Preto, a Abag/RP foi convidada para participar de fóruns nacionais, nos quais se discute a necessidade de revisão dos conteúdos dos livros didáticos, no que tange aos temas relacionados ao agro.

Aparentemente, existem duas razões para erros tão grosseiros encontrados nos livros didáticos Brasil afora: a desinformação e a ideologia. Em ambos os casos, a alternativa é trabalhar para apresentar uma visão mais clara sobre o setor, um agro moderno, pujante e sustentável. E, independentemente do caso, engajar a sociedade para que esteja atenta ao tipo de informação que está sendo oferecido às crianças e adolescentes, para que reaja, a exemplo do que começa a acontecer.