Deputado lê documento do CEISE Br no lançamento da Frente

11/11/2013 Agronegócio POR: brasilagro.com
Por ocasião do lançamento da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético, na última terça-feira na Câmara Federal em Brasília, o deputado federal Newton Lima (PT-SP) foi porta-voz do CEISE Br – Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis e leu documento da entidade no qual são relatadas as dificuldades da indústria de base.
A íntegra do documento é esta:
 
“Em nome dos associados do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis – CEISE Br, que formam as indústrias e empresas de máquinas, equipamentos, bens de capital, insumos, serviços e tecnologia da cadeia produtiva canavieira, gostaríamos de fazer algumas considerações.
 
1 – Considerando que as empresas representadas pelo CEISE Br estão enfrentando seríssimas dificuldades financeiras provocadas pela redução de pedidos e inadimplência das usinas nos últimos anos.
 
2 – Considerando que as medidas anunciadas recentemente, pelo governo federal, provocará a retomada de investimentos em novas plantas e manutenção de entressafra nos próximos anos.
 
3 – Considerando que as usinas não fizeram a reforma de entressafra ideal nos últimos 2 (dois) anos.
 
4 – Considerando que a combinação dos fatores citados nos itens 2 e 3, cria condições objetivas favoráveis à retomada de pedidos de maquinas, equipamentos e serviços as empresas aqui representadas pelo CEISE Br.
 
5 – Considerando que para atender estes pedidos, estas empresas necessitarão de recursos financeiros para capital de giro e investimento no curto prazo.
 
6 – Considerando que estas empresas estão alavancadas, pois tiveram que procurar socorro nos bancos comerciais, e muita das vezes pagando altas taxas de juros pelo risco atribuído ao setor como um todo.
 
7 – Considerando que empresas estão com suas garantias comprometidas com estes empréstimos.
 
8 – Considerando que a indústria de base e serviços do setor sucroenergético não são as maiores responsáveis por este risco, uma vez que sua origem esta na inadimplência das usinas e na redução de pedidos dos últimos anos.
 
9 – Considerando que 40% das usinas hoje são propriedades de investidores estrangeiros e, já enfrentamos a concorrência de fornecedores de peças e equipamentos internacionais. Caso não tenhamos condições de atender estes pedidos, facilmente estes migrarão para empresas de outros países.
 
10 – Considerando que o setor de máquinas e equipamentos para indústria sucroenegética necessita de recursos, para pesquisa e inovação, que garantam a sua competitividade e sustentabilidade.
 
Solicitamos ao Sr. Deputado Newton Lima, Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Industria Nacional, a realização de um Fórum da Indústria do Setor Sucroenergético, em nossa sede, no mês de novembro de 2013, para discutirmos as condições de competitividade deste segmento da indústria, e possíveis políticas públicas necessárias para alavancar o seu desenvolvimento e crescimento.
 
Atenciosamente,
 
Antonio Eduardo Tonielo Filho
Presidente do CEISE Br”