Desafios para o plantio de verão no nordeste, em cana-de-açúcar
25/10/2012
Agricultura
POR: Assessoria
Barbalho*
Aplicação de herbicidas e irrigação são essenciais para o bom desempenho das safras
A região Nordeste tem como particularidade seu clima definido possibilitando diversos trabalhos na cultura da cana-de-açúcar, como tratos culturais, plantio, preparo de solo, colheita, carregamento e transporte, facilitando assim um excelente planejamento das suas safras anuais. Podemos destacar como particularidade do Nordeste, o plantio do verão, que acontece entre os meses de Agosto e Fevereiro, sendo a época mais seca do ano regionalmente, o que traz alguns entraves, como a irrigação e a aplicação de herbicidas, para um bom desenvolvimento do plantio da cana.
A aplicação de herbicidas na cana planta de verão do Nordeste é relativamente mais difícil devido às características de solo, temperatura, umidade e das espécies de plantas daninhas infestantes da região, necessitando trabalho e planejamento da equipe técnica, para realizar um excelente controle destas ervas. Um dos grandes desafios é conseguir o melhor manejo das ramas e cipós (Ipomoea, Merremia, Momordica charantia), sendo estas plantas daninhas com maiores dificuldades de controle. As ramas causam grandes prejuízos no plantio de verão, pois a região realiza normalmente uma única aplicação de herbicida em seu plantio e geralmente não necessitam de sistematização do solo (Quebra de lombo), principalmente devido ao tipo de solo e sua topografia, o que leva à necessidade de um longo residual do herbicida para o controle destas espécies.
Nesse cenário, o herbicida Dinamic (Amicarbazone) atua como grande aliado para o plantio de verão no Nordeste. Nesse tipo de plantio, Dinamic traz como benefícios a grande resistência à seca prolongada, a eficiência de controle de plantas daninhas em baixa umidade no solo, seu longo período residual que garante o controle das plantas daninhas até a chegada das chuvas e, principalmente, o controle das ramas como Corda-de-Viola, Jetiranas e Melão-de-São-Caetano que causam grandes perdas nos canaviais.
O herbicida Dinamic também se destaca no controle de gramíneas e folhas largas na região, sendo hoje líder no mercado de soca seca do Nordeste, com excelentes resultados de controle para os produtores de cana-de-açúcar.
*Sérgio Barbalho é Especialista de Desenvolvimento de Produtos e Mercado – Arysta LifeScience do Brasil