Descoberta aumenta eficiência de biocombustíveis e melhora gramíneas

08/01/2018 Agronegócio POR: Agrolink
Foi identificado por uma equipe de pesquisadores sediada na Embrapa um gene responsável pela “dureza das paredes celulares vegetais”. Na prática, o achado permite aumentar eficiência da produção de biocombustíveis e tornar gramíneas mais digeríveis ao gado.

A supressão do gene descoberto pela equipe (que alia cientistas do Brasil, Reino Unido e Estados Unidos) aumentou a liberação de açúcares em até 60%. De acordo com a pesquisa, publicada nesta segunda-feira (08.01) na revista New Phytologist, será possível o desenvolvimento de gramíneas mais digeríveis e com maior valor nutricional para os animais ruminantes.

Isso porque o maior poder calorífico da biomassa vegetal está contida nas fortes paredes celulares das gramíneas forrageiras. Essa robustez, explica a Embrapa, dificulta a digestão no rúmen de bovinos e ovinos e é um obstáculo para a produção de etanol nas biorrefinarias.

“O impacto da pesquisa é potencialmente global, pois todos os países utilizam pastagens para alimentar seus animais e várias biorrefinarias em todo o mundo usam essa matéria-prima”, diz Rowan Mitchell, biólogo de plantas do Rothamsted Research, no Reino Unido, e co-líder da equipe.