atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

Destinação mais que correta dos uniformes

Noticias do Sistema POR: Marino Guerra

Parceria com o projeto “Retalhar” garante a reciclagem dos materiais

A Copercana, dentro da estratégia em adequar os seus projetos nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas), fechou parceria com o projeto “Retalhar”, indo além de apenas dar a destinação correta dos uniformes de seus colaboradores (o que já é previsto na lei), mas garantindo que os mesmos sejam reciclados.

A Retalhar é uma empresa especializada no descarte de uniformes profissionais dos mais variados tipos de negócios. Estruturada no conceito de economia circular, o serviço prestado consiste na descaracterização das peças de vestuário (realizada por mão-de-obra especializada) e posterior destinação do tecido à reciclagem envolvendo três processos: trituração, desfibramento e reinserção do material no setor produtivo, tanto através de novas peças como na sua utilização dentro da construção civil e indústria automobilística.

Copercana segue firme no seu propósito de desenvolver-se de modo sustentável, pautada nas metas da ONU

Segundo informações no portal da empresa, o nicho do negócio foi encontrado a partir da percepção de que a indústria de reciclagem de tecidos tem matéria-prima virgem, abundante e gratuita. Dessa forma, o uniforme descartado não tem valor de mercado, pois é mais difícil desfibrá-lo.

“O uniforme contém fibras gastas pelos ciclos de lavagem e reforços de costura que dificultam a sua fragmentação. Além disso, há uma questão de segurança que exige um beneficiamento sobre o resíduo antes de qualquer tipo de reaproveitamento”, informa a empresa.

Ainda segundo dados da Retalhar, com a ultrapassagem da marca de 110 toneladas de resíduos reaproveitados, foi possível poupar dos aterros sanitários um volume equivalente ao ocupado por 220 carros populares, ou evitar a emissão de gases causadores do efeito estufa cuja neutralização equivaleria ao plantio de 9,3 mil árvores.

Como comprovação da seriedade e compromisso do negócio, a empresa já coleciona uma quantidade interessante de importantes certificações, sendo a de maior destaque concedida pelo “Sistema B”, que usa a força do mercado para solucionar problemas sociais e ambientais.

A primeira entrega da Copercana aconteceu no mês de junho e foram descartados 171,6 kg de uniformes em desuso. É válido lembrar que a cooperativa ainda tem duas ações visando ao reaproveitamento desse material em específico.

O primeiro é de reuso interno, que tem foco nos vestuários devolvidos pelos colaboradores e que não foram utilizados por algum motivo (mudança de cargo, rescisão de contrato e outros) e os coletes de treinamento, confeccionados para o uso em mais de um colaborador, pois trata-se de algo transitório, utilizado por um curto período e estando em boas condições, são higienizados e repassados.

A segunda ação consiste na campanha “Doe seu uniforme usado”, cuja finalidade é descaracterizar as peças e entregá-las para doação.

Uniformes enviados para a “Retalhar”