Destino adequado para as lâmpadas usadas

01/02/2021 Noticias do Sistema POR: Fernanda Clariano

Copercana Sustentável e Reciclus contribuem para um meio ambiente sadio

Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia o mercado passou a oferecer uma diversidade de modelos e formatos de lâmpadas, mas apesar das transformações, o descarte ainda continua o mesmo: junto ao lixo comum.

O maior risco do descarte incorreto é que, na lâmpada fluorescente, por exemplo, além de vidro e metal, há mercúrio em sua composição, uma substância tóxica que pode causar danos ao meio ambiente e problemas de saúde em humanos e animais. 

Recentemente, a Copercana, por meio da Copercana Sustentável e em parceria com a Reciclus, uma associação sem fins lucrativos financiada pelos importadores de lâmpadas fluorescente, implantou um sistema de coleta que garante a destinação final adequada das lâmpadas.

Este serviço integra as ações e trabalhos realizados pela Biocoop, responsável por todo o gerenciamento dos resíduos sólidos da Copercana, Canaoeste, Sicoob Cocred e Sicoob Cred Copercana, que dissemina orientações adequadas ao manejo e descarte correto não só de lâmpadas, mas de diversos resíduos.

Você sabe onde descartar sua lâmpada usada?

 No caso de lâmpadas fluorescentes, as seis lojas da rede de supermercados Copercana (situadas nas cidades de Sertãozinho, Pontal, Pitangueiras, Jaboticabal e Serrana) colocaram à disposição dos colaboradores, cooperados, clientes e munícipes, um coletor ecologicamente correto com capacidade para armazenar 200 lâmpadas tubulares e 600 compactas.

A partir da coleta, a Reciclus é responsável por encaminhar as lâmpadas para as recicladoras homologadas por meio de transporte especializado.

Em relação às lâmpadas de LED, todos os mercados também possuem caçambas em parceria com a empresa 56x para a destinação correta deste material. As caçambas estão aptas ainda para receber lixos eletrônicos como computadores, teclados, tablets, etc.