atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

Diretores da Copercana e Canaoeste participam do “2º Café com fornecedores da Viralcool”

24/06/2013 Noticias do Sistema POR: Copercana, Canaoeste, participam, “2º Café com fornecedores da Viralcool”
A segunda edição do evento reuniu cerca de 200 fornecedores na 
sede social Eduardo Tonielo, em Viradouro
A segunda edição do evento reuniu cerca de 200 fornecedores na sede social Eduardo Tonielo, em Viradouro

Por: Fernanda Clariano 

A Usina Viralcool realizou no dia 23 de maio, o 2º Café com Fornecedores de matéria-prima, com a finalidade de aproximar, informar e promover a discussão sobre assuntos relevantes pertinentes ao momento para os produtores de cana-de-açúcar. 
O encontro, contou com a presença do presidente do Grupo Viralcool, Antonio Eduardo Tonielo (que também é presidente da Copercana e Sicoob Cocred), do presidente da Canaoeste e Orplana, Manoel Carlos de Azevedo Ortolan, do diretor da Copercana, Pedro Esrael Bighetti, do diretor da Canaoeste, Luiz Carlos Tasso Júnior e de fornecedores. 
Em seu pronunciamento de abertura, Tonielo falou sobre a importância da parceria com os fornecedores e das perspectivas de açúcar e etanol. “As parcerias são sempre muito importantes, precisamos trabalhar em conjunto porque é assim que nos tornamos mais fortes. Eu tenho certeza que o Brasil deve produzir este ano, de 3 a 4 milhões de toneladas de açúcar a menos, isso é uma previsão. Na Viralcool, estamos produzindo mais etanol como todas as usinas, justamente para atender a demanda. O preço do etanol já está caindo na bomba e de um modo geral está chegando a 65% do preço da gasolina, isso vai estimular o consumo brasileiro e teremos um preço médio melhor, mas não vai ser “aquela maravilha”. Agora temos que enxugar o açúcar para que o preço mude, porque o Brasil é o único país do mundo que tem força para mexer com no preço do açúcar”, afirmou Tonielo.
Já o presidente da Canaoeste e Orplana, Manoel Carlos de Azevedo Ortolan, foi convidado a se pronunciar e comentou sobre a Medida Provisória 615 editada pelo Governo Federal que autoriza o pagamento de subvenção econômica aos produtores da safra 2011/2012 de cana-de-açúcar e de etanol da região Nordeste e o financiamento da renovação e implantação de canaviais com equalização da taxa de juros. “O que estamos assistindo é um governo que discrimina regiões privilegiando umas e esquecendo outras, porque faz para uma região e não faz para a outra. Aqui no Centro-Sul, tínhamos uma safra projetada há dois anos de 600 milhões de toneladas, colhemos 493 milhões, ou seja, 100 milhões de toneladas de quebra. O produtor foi bastante prejudicado a exemplo do industrial e o governo nada fez”, desabafou Ortolan. 
Palestraram também o professor e comentarista econômico, Vicente Golfeto, que falou sobre “Agronegócio: ontem e hoje”, e o advogado da Canaoeste, Dr. Juliano Bortoloti que abordou o “Código Florestal, PEQ e Protocolo Agroambiental”. 
O humorista Chico Lorota fechou o encontro contando seus causos e  tirando muitos risos do público presente.
Depoimentos dos participantes que falaram da experiência do 2º Encontro de Fornecedores
Norival Oliveira, fornecedor de Terra Roxa – “Participei do primeiro encontro e estou aqui novamente porque para gente como produtor é sempre muito bom poder participar de eventos que nos trazem informações. A palestra do Dr. Juliano, que veio falar sobre a parte ambiental, o Cadastro Ambiental Rural, para nós que vivemos do meio rural é muito importante, precisamos estar por dentro das Leis. A Viralcool está de parabéns por nos proporcionar esse encontro de aprendizagem”.
Carlos Eduardo Prudente Correa Júnior, fornecedor/arrendatário de Terra Roxa – “Gosto muito desses encontros porque antes de ser um aprendizado, é um momento de reunião onde você pode trocar ideias com colegas e pessoas que você não encontra há muito tempo. Acho isso importante tanto quanto as palestras que são dadas. Essa troca de ideias para mim é sempre muito boa e proveitosa”.
Luís Roberto Oliveira Moura, fornecedor/arrendatário de Terra Roxa – “Acho essa ideia de reunir os fornecedores excelente. Este é um momento que encontramos os colegas produtores e podemos estar  juntos com o pessoal da usina Viralcool que é sempre uma satisfação muito grande, uma empresa que nos dá apoio mais como um parceiro do que como um produtor. Acho ótimo o fato de sempre ter um palestrante falando sobre assuntos que só tem a nos acrescentar, nos abrindo a perspectiva de novas informações que muitas vezes passam despercebidas e que são de extrema importância para o nosso meio”.