atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

É preciso inovar para alcançar a melhor desenvolvimento no canavial

12/11/2012 Cana-de-Açúcar POR: Agrolink com informações da assessoria da Arysta LifeScience
Para gerar condições mais favoráveis ao estabelecimento, desenvolvimento e longevidade dos canaviais, a Arysta LifeScience desenvolveu uma solução que reúne proteção e nutrição da planta, por meio do conceito ProNutiva Cana.

A solução tem como destaque o produto Biozyme, capaz de melhorar o arranque inicial do canavial, perfilhamentos, maior enraizamento e menores falhas no plantio, características fundamentais para alcançar melhor rendimento e produtividade na cultura da cana-de-açúcar.

Para demonstrar os benefícios de Biozyme na prática, foram realizados testes em dezenas de áreas nos canaviais da região dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Nesse cenário, a equipe da Arysta e os produtores acompanharam desde o plantio e estabelecimento da cultura até a colheita.
Em parte da área foi utilizada somente a tecnologia tradicional de plantio, enquanto a outra parte adicionou Biozyme. Na avaliação das falhas nas linhas de cana-de-açúcar utilizando a metodologia desenvolvida no Instituto Açúcar e Álcool (IAA), houve uma significativa redução de falhas de plantio em 14% na área que utilizou Biozyme. De acordo com os parâmetros da metodologia e estimativa de produtividade, o resultado representa uma produtividade 5% maior na área com Biozyme já no primeiro corte, além de dar maiores condições para longevidade do canavial.

Resultante de toda base de implementação do canavial proporcionado pelo Biozyme, o aumento na produtividade foi frequente nas áreas. Um exemplo são as áreas implantadas em Castilho (SP) e Campo Florido (MG). Como podemos ver no gráfico abaixo, em Castilho o incremento da produtividade foi de 9,8%, e em Campo Florido de 13%, além de um visível melhor arranque da soqueira como podem ver na figura 3.

Atenta ao potencial deste segmento, a Arysta LifeScience lançou em 2009 o conceito Pronutiva®, um conjunto de soluções que protege e favorece o desenvolvimento das lavouras, integrando os produtos de proteção de plantas com as melhores especialidades em nutrição vegetal.

Entre os produtos que compõem a linha, destaque para o Biozyme, fertilizante foliar que acrescenta produtividade às culturas, utilizado em tratamento de sementes e aplicação foliar; além de Raizal, que promove desenvolvimento rápido e vigoroso das mudas; e K-tionic, que melhora a assimilação dos nutrientes de solo; além de Foltron, Humiplex e Pilatus.