Edição de Março: Canaoeste realiza encontro técnico sobre variedades e doenças da cana-de-açúcar

10/03/2014 Geral POR: Revista Canavieiros - ed. 93
Não é segredo para ninguém que o setor sucroenergético tem atravessado um momento de crise que atinge todos os elos da cadeia produtiva. Mediante essa situação, empresas e instituições se organizam para realizarem eventos que possam de fato contribuir com informações e discussões sobre o que fazer neste momento.
E foi com o objetivo de disseminar conhecimentos e fomentar novas tecnologias e cultivares que, no dia 27 de fevereiro, a Canaoeste em parceria com a Copercana, reuniu no Cred Clube, em Sertãozinho, mais de 250 pessoas para participarem do Encontro Técnico sobre Variedades e Doenças da Cana-de-açúcar. Dentre os presentes estavam, produtores rurais, cooperados, associados, agrônomos, centros de pesquisas, usinas, universidades, alunos e empresas parceiras como a Arysta, Basf, Bayer, Dow, Dupont, FMC, Ihara e Syngenta, que compartilharam informações com excelentes palestrantes. 
A Canaoeste também realizou em parceria com a STAB (Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil), o “Seminário de Florescimento e Isoporização – Fisiologia, Aplicação e Monitoramento Indutivo” sobre a cultura da cana-de-açúcar. O evento aconteceu no dia 26 de fevereiro, no auditório da Canaoeste, em Sertãozinho, reunindo pesquisadores, técnicos e estudantes.
Ainda falando sobre os eventos realizados recentemente, no dia 13 de março, Ribeirão Preto sediou o Encontro Cana Substantivo Feminino, essa é a terceira edição do evento organizado pela Paiva & Baldin que reuniu cerca de 250 mulheres de várias empresas que atuam no setor sucroenergético com o objetivo de debater a participação feminina no setor destacando suas experiências e a importância dessas profissionais. Na programação temas como Comunicação e marketing no agronegócio; A sustentabilidade transformando vidas; Mulheres nas funções de direção e gerência de empresas; As soluções para o sucesso da dobradinha agrícola-indústria: inovações tecnológicas e a gestão de pessoas e O cenário sucroenergético em 2014 – ano de eleição. Temas que possibilitaram uma interessante troca de informações entre os mediadores, panelistas e o público presente. 
Ainda no mês de março foi lançado oficialmente o maior evento do setor sucroenergético do mundo, a Fenasucro, que está em sua 22ª edição. Na ocasião, a Reed Exhibitions Alcântara Machado, empresa responsável pela organização da feira, em conjunto com o CEISE Br (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis), apresentaram as novidades e perspectivas do evento mundialmente conhecido. E também várias novidades sobre a Agrishow 2014 foram reveladas a imprensa e convidados em entrevista coletiva realizada no dia 17 de março, em Ribeirão Preto, evento que contou com a presença da prefeita de Ribeirão, Darcy Vera, que ressaltou a importância da realização da Agrishow para a cidade e região. 
No dia 26 de fevereiro, o CEISE Br e a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), reuniram empresários e fornecedores de toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar no auditório do Centro Empresarial em Sertãozinho, para participarem de uma reunião sobre o Plano de Ação Conjunta PAISS Agrícola. A iniciativa foi destinada as coordenações das ações de fomento à inovação e ao aprimoramento da integração dos instrumentos de apoio disponibilizados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e pela Finep (Financiadora de Inovação e Pesquisa). 
Além destes eventos, a equipe da Revista Canavieiros também participou da apresentação das estimativas de safra da Usina Batatais e da visita a biofábrica da Syngenta em Itápolis. A cobertura dos eventos é realizada com transparência e repassada aos leitores de forma clara e objetiva. Esse é o nosso compromisso!