atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

Edição de Novembro: Programas de melhoramento de cana-de-açúcar: censo varietal e lançamento de novas cultivares

06/12/2013 Cana-de-Açúcar POR: Revista Canavieiros - ed. 89
O mês de novembro foi marcado pelas novidades nos Programas de Melhoramento de Cana-de-açúcar. A Ridesa/UFSCar (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético/Universidade Federal de São Carlos), realizou a Reunião Anual do PMGCA (Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-açúcar), reunindo pesquisadores, representantes de usinas e técnicos. Na ocasião foi apresentado o censo varietal e seus clones promissores. Já o Centro de Cana IAC (Instituto Agronômico) de Ribeirão Preto, realizou a última reunião de 2013 do Grupo Fitotécnico de Cana-de-açúcar, onde foram abordados o balanço da safra atual, a intenção de plantio e pré-agenda de 2014 e a apresentação de pesquisa realizada pelo IAC que apontou a variedade IACSO95-5000, como a variedade com maior intenção de plantio para 2014. O destaque da reunião, foi o lançamento de duas novas cultivares de cana-de-açúcar para o setor sucroenergético: IACSP96-7569 e IACSP97-4039. Essa é a Reportagem de Capa do mês de novembro da Canavieiros.
Ainda falando sobre os programas de melhoramento genético, o entrevistado desta edição é o coordenador do Programa de Melhoramento Genético de Cana da UFSCar/Ridesa, Hermann Paulo Hoffmann. Durante entrevista exclusiva à Revista Canavieiros, Hoffmann falou sobre a importância da realização do censo varietal, produtividade e desafios futuros para os programas de melhoramento.
Dois artigos estão publicados em “Ponto de Vista”. Roberto Rodrigues -  coordenador do Centro de Agronegócios da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e Embaixador Especial da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) para as cooperativas, assina o artigo “Uma estratégia finalmente a caminho!”. E o deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame assina o artigo “O setor sucroenergético: verdades e necessidades”. 
O professor Marcos Fava Neves, titular de planejamento e estratégia na FEA/USP Campus Ribeirão Preto,  coordenador científico do Markestrat, e Professor Visitante Internacional da Purdue University, assina a coluna “Caipirinha”.
As “Notícias Copercana e Canaoeste” trazem o Prêmio MasterCana Brasil 2013; Frentes Parlamentares em prol do Setor Sucroenergético; e reuniões técnicas. As Informações Setoriais assinadas pelo consultor Oswaldo Alonso e os Assuntos Legais assinados pelo advogado Juliano Bortoloti complementam as informações da associação e da cooperativa.
Em “Artigos Técnicos”, o engenheiro agrônomo Antonio Carlos Cussiol Júnior e a gestora técnica Alessandra Durigan, apresentam um artigo sobre Cigarrinhas das Raízes, uma praga que está presente em diversas regiões canavieiras e causa danos expressivos à produtividade e qualidade da cana-de-açúcar. E o gestor de Planejamento, Controle e Topografia da Canaoeste, Thiago de Andrade Silva, assina o “Acompanhamento da Safra 2013/2014”.
Em “Destaque”, está o treinamento que marcou a formação de dez mil operadores de colhedoras de cana, realizado pela Case IH em parceria com a usina Iracema. Também em “Destaque”, estão as avaliações da safra 2013/2014 apresentadas pela Canaplan.
O leitor também encontra nesta edição as dicas de gramática e de leitura; agenda de eventos e classificados.

Leia a edição completa de novembro clicando aqui!