atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

Educação sustentável: Na varanda da fazenda

06/07/2020 Copercana Sustentável POR: Marino Guerra

Belas histórias são construídas com atitudes positivas

Um dos maiores bônus em ser produtor rural com certeza é poder ter uma varanda aconchegante na sede da propriedade e lá reunir funcionários, amigos e a família para confraternizar com a vida.

Esses encontros são sempre muito prazerosos, mas você já parou para pensar o quanto de lixo reciclado que geram. São latas, garrafas, utensílios, embalagens, entre outros materiais que se descartados de modo incorreto podem causar na natureza o inverso da alegria produzida pela reunião.

Porém, com pequenas atitudes é possível dar a destinação correta desse lixo. Você pode colocar diversos latões ao lado da entrada que terá maior fluxo de pessoas e pedir para os convidados descartarem o alumínio em um, o plástico em outro e por aí adiante.

Se quiser deixar o pessoal mais à vontade, é só orientar quem vai arrumar a bagunça, quando não for você, colocar num saco separado o que for reciclado, lembrando que não custa nada jogar uma água e esperar secar antes juntar tudo.

Mais um detalhe, você ainda pode usar a sua festa para fazer o bem para quem precisa. Para isso basta separar o lacre das latinhas e a tampa de plástico das garrafas pet e, quando tiver um tanto bom, levar até a cooperativa que ela organiza e doa cadeiras de roda (já foram distribuídas quase 30) e mandamos o plástico para o Hospital de Amor de Barretos.

O lixo reciclado você também pode deixar na Copercana, aliás, há mais de quinze anos ela tem um programa onde recicla todo o material que não apenas gera na sua operação, mas recebe de clientes e cooperados, tendo retirado do meio ambiente mais de 5 milhões de toneladas.

Existe um ditado popular que diz: “O universo conspira a favor de quem não conspira contra ninguém”. A cada dia também fica mais claro que dá para adequar essa expressão para a natureza, então, caro agricultor, que depende tanto do clima, pode ter certeza: a natureza conspirará a seu favor se você não conspirar contra ela.

E que tal iniciar essa conspiração positiva reciclando o lixo da fazenda?