atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

Ela não para: Cana-de-Açucar é matéria-prima para plástico renovável

28/06/2013 Cana-de-Açúcar POR: Blog Território Eldorado
Hoje em dia que o pensamento sustentável está fazendo cada vez mais parte da rotina das pessoas, o consumo consciente se torna ao mesmo tempo uma prioridade para as empresas.
Esse é o caso da produtora de embalagens Braskem, que inovou usando um tipo de plástico 100 por cento renovável, e que é feito a partir do etanol da cana-de-açúcar. O legal é que esse plástico tem as mesmas propriedades do convencional, mas sem agredir a natureza.
Chamado por eles de polietileno verde, o material já é comercializado desde 2010 para setores como alimentos, higiene, cosméticos, e até brinquedos. Numa entrevista para a Revista Brasileiros, o Antonio Morshbacker, que é Diretor de Tecnologias Renováveis da Braskem, comentou que para uma indústria que quer desenvolver produtos sustentáveis, o maior desafio "está no uso de matérias-primas renováveis que sejam mais produtivas, e por conseqüência também mais baratas".
O lado bom é que um estudo publicado pela European Bioplastics, no final do ano passado, mostrou que o consumo de bioplásticos deve aumentar 5 vezes mais do que o plástico normal até 2016. E isso falando de uma escala global.
Giovanni Tonussi