Em 2021, China poderá comprar cerca de 110 milhões de toneladas de soja

27/01/2021 Agronegócio POR: Marino Guerra

Reconstrução do rebanho de suínos no país é o motivo que mantém a perspectiva de alto consumo

Consultoria de Chicago prevê aumento de 10 milhões de toneladas frente compras de 2020

A consultoria com base em Chicago, AgResource, informou hoje (27) que espera uma nova quebra de recorde de importação de soja da China para 2021, chegando próxima das 110 milhões de toneladas.

O aumento da demanda frente ao ano passado, quando pela primeira vez na história foram compradas mais de 100 milhões de toneladas, é justificado pela consultoria em razão do crescimento do rebanho de suínos no país, isso em decorrência de um processo de restauração afetada por uma grave epidemia de peste suína africana iniciada em agosto de 2018.

Segundo informações do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), foram embarcadas ao gigante asiático em portos brasileiros cerca de 60 milhões de toneladas, pouco menos da metade de toda produção nacional na safra 19/20.

Diante essa perspectiva de demanda aquecida, dificilmente será possível imaginar um cenário a médio prazo de valores menores que US$ 1,3 mil/bushel negociados em Chicago, ou o indicador Esalq/BM&F-Bovespa frequentar patamares abaixo dos R$ 150 a saca de 60 kg posta em Paranaguá-PR.