Embrapa discute sorgo sacarino e dendê no 5º Congresso Nacional da Bioenergia
01/11/2012
Geral
POR: Agência UDOP de Notícias
O sorgo sacarino está ganhando novos espaços nas regiões agrícolas do país para uso na produção de etanol. A matéria prima é vista como um complemento à produção de cana-de-açúcar, na época em que boa parte das usinas fica parada. Este será um assunto de destaque na sala temática da Embrapa, durante o 5º Congresso Nacional da Bioenergia. A Embrapa é parceira da UDOP na realização do evento, que acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro, no Campus do UniSalesiano, em Araçatuba.
O sorgo será discutido de diversas formas na sala da Embrapa. Entre os temas escolhidos estão: "Manejo de Solos para Cultivo de Sorgo Sacarino em Áreas de Reforma de Cana-de-açúcar"; "Aspectos Econômicos da Produção de Sorgo Sacarino para Produção de Etanol"; "Aspectos Técnicos da Produção de Sorgo Sacarino para Produção de Etanol de Primeira Geração"; e "Aspectos Técnicos da Produção de Sorgo Biomassa Lignocelulósica para Produção de Energia".
Outros assuntos que fazem parte da programação da Embrapa contemplam: "Portfólio de PD&I da Embrapa para o Setor Agroindustrial Sucroenergético"; "A Expansão da Cana-de-açúcar e a Nova Geografia Agrícola na Região Centro-Sul"; "Sustentabilidade da Rotação de Culturas em Reforma de Canaviais"; "Aspectos Econômicos e Institucionais da Rotação de Cana-de-açúcar com Espécies Vegetais: Vantagens e Obstáculos"; "Avaliação de Impactos Ambientais Utilizando-se Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) em Cana-de-açúcar"; "Biorrefinarias - Fundamentos, Processos e Configurações"; e "Processos Bioquímicos para a Desconstrução da Biomassa e Produção de Combustíveis e Outros Produtos Químicos Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) em Cana-de-açúcar".
Além destes temas, a Embrapa dá destaque para o Dendê, cultura utilizada em várias regiões do Brasil para a produção do biodiesel. Desta forma foram pautados os temas: "Melhoramento Genético de Dendê" e "Experiência da Embrapa na Subtropicalização do Dendê".
Entre os profissionais que já confirmaram presença para falar sobre os assuntos estão os pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo, André May e Frederico Ozanan Machado Durães; o chefe geral da Embrapa Meio Ambiente, Celso Vainer Manzatto; e o pesquisador da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso Alves. O presidente da UDOP, Celso Junqueira Franco, faz a moderação de dois painéis da sala Embrapa.
A programação completa e inscrições podem ser feitas através do portal da UDOP no endereço www.udop.com.br. Para mais informações entrar em contato através do e-mail uniudop@udop.com.br ou pelo telefone (18) 2103 0528. Associadas UDOP têm direito a 10 cortesias.
Greizi Ciotta Andrade