Sair do que é mais cômodo para encarar desafios. Vencer com dedicação e trabalho. Colocar amor, carinho e deixar a sua marca. Reconhecer, aprender e vencer o medo e a desconfiança. Esses podem ser alguns dos caminhos para se chegar ao sucesso.
Ao longo dos próximos meses, a Revista Canavieiros trará histórias de profissionais que construíram suas carreiras nos alicerces da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo, mostrando que cada adjetivo é pouco para descrever a paixão que eles têm em serem “Copercana”. A cada nova reportagem mostraremos que é possível alcançar objetivos, principalmente quando trabalhamos com respeito, capricho e zelo, independente do cargo ou função desempenhada.
Como diria o psicólogo Marxwell Maltz "A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades". Esse pensamento pode resumir a história profissional do homenageado deste mês de dezembro em nossa coluna "Histórias que fazem a nossa história": o gerente Comercial Varejo da Copercana, Ricardo Meloni.
Quem é Ricardo Meloni?
Vindo de um de uma família humilde dos sitiantes Otacílio Meloni e Neuza Aparecida Savegnago Meloni, ambos falecidos, ele é o filho mais velho de quatro irmãos. Nascido no dia 4 de novembro de 1963, no mês passado Ricardo Meloni completou 58 anos, sendo 39 de trabalho e comprometimento na cooperativa que ele ama e se dedica.
Foi através do pai que Ricardo Meloni começou sua trajetória na Copercana em 1982, aos 19 anos. “Sempre moramos em sítio. Naquela época, a Rua Guilherme Volpe terminava na chácara e meu pai sempre trabalhou na lavoura e nunca quis que continuássemos trabalhando na roça, porque ele achava que a vida era dura. Foi então que meu pai pediu uma oportunidade na Copercana conversando com o sr. Toninho.
Lembro que ele falou 'eu contrato, agora daí para frente é com ele'. Ele não segura ninguém!”, frisa e completa. “Eu só estou aqui porque meu pai não queria que a gente estivesse lá, pensava em um futuro melhor para gente”.
Ricardo ao lado do pai Otacílio Meloni
A oportunidade surgiu no Departamento Financeiro da cooperativa. “Na época que entrei éramos cinco. O gerente Sérgio Sicchieri, tinha o José Fernandes, o Nilson Rossin, o Sílvio Lovato e eu. Era muito jovem, mas foi uma oportunidade que tive. O Departamento Financeiro ficava na parte debaixo do prédio da cooperativa, onde hoje está a diretoria. O outro prédio estava em construção e, em 1983, mudamos. Lembro que tinha uma biblioteca e ajudamos a levá-la para lá também”, relembra Meloni.
Em 1987, ainda trabalhando no Departamento Financeiro da Copercana, Ricardo Meloni casou-se com Ana Meloni. O casamento, que aconteceu ainda jovem, com 24 anos, segundo Meloni o fez amadurecer e ter mais responsabilidade. Desse relacionamento nasceram os filhos Ricardo, Leonardo e Camila, hoje todos formados.
Ricardo Meloni ao lado de seus pais e esposa durante batizado de um dos filhos
Em família: Ricardo ao lado da esposa Ana, filhos e nora
Experiência em finanças e desafio em compras
Cumprindo suas tarefas diárias, Ricardo Meloni trabalhou no Departamento Financeiro até 1998. Foram 18 anos no total, até que recebeu a notícia de que seria transferido para a área de compras do recém-inaugurado Supermercado Copercana de Sertãozinho. Na época, existiam dois supermercados da rede, sendo o primeiro deles em Pitangueiras e o segundo em Sertãozinho. Sem experiência nenhuma em compras, a notícia da transferência o deixou preocupado. “Na hora aquilo veio como um baque, pois eu já estava há dezoito anos no Departamento Financeiro e o que eu ia fazer lá no Supermercado? Mas encarei esse desafio que não foi fácil, pois cheguei lá em uma segunda-feira e na sexta-feira o outro comprador que trabalhava por lá teve o contrato encerrado e eu, nem comprador era”, destaca.
Diante do novo desafio, Ricardo Meloni começou a buscar informações sobre as rotinas de um supermercado, compras e vendas, adentrou noites estudando e se aperfeiçoando. Adquiria conhecimento lendo, observando e criando seus próprios métodos. “Encontrei muitos desafios, porque não conhecia nada de produtos e confesso que aprendi na dor. Pensava que eu tinha que ter informação, então, fui montando relatórios e alguns, inclusive, uso até hoje”, comenta.
“Eu aproveitei todas as oportunidades que me deram. Fui às feiras, participei do APAS, li revistas e se precisasse fazer balanço eu vinha. Revezava a folga aos domingos com o gerente do supermercado e, com isso, fui desenvolvendo. Todos os conteúdos sobre o setor varejista que apareciam eu lia, me informava, mesmo à noite ou finais de semana, para entender o negócio”, ressalta.
O esforço foi recompensado. Com a melhora nos números no supermercado foi lhe dada a missão de fazer o mesmo por outras lojas da cooperativa. “Fui convidado a cuidar da Loja de Ferragens. Na época tinham cinco ou seis lojas de agropecuária e fizemos muitas mudanças nesse período. Depois me ofereceram a oportunidade de sair do supermercado, onde fiquei quatro anos, para assumir a gerência de compras”, conta Ricardo Meloni.
Novos rumos
Ao assumir a gerência de compras, sendo também responsável pelas Lojas de Ferragens da Copercana, Meloni começou a desenvolver juntamente com a diretoria o plano de abertura de novas unidades. Na época os setores eram separados. O departamento de compras e supermercado funcionava junto, a ferragem separada e o automotivo ficava na Unidade de Grãos (Uname). “A Copercana resolveu unificar e passar tudo para a matriz, oferecendo-me assumir esses setores. Depois vieram os postos de combustíveis e, com isso, passei a fazer o papel de gerente de compras, mas também comercial como um todo em vendas, pois tudo era centralizado aqui”, explica. Com persistência e reconhecimento da diretoria da Copercana, Meloni foi chamado a assumir em 2002 a gerência comercial.
Ricardo em dezembro de 2008 durante sorteio promovido pela Loja de Ferragens Copercana
Em 2010 Ricardo Meloni assumiu a vice-presidência regional da Apas (Associação Paulista de Supermercados) regional Ribeirão Preto
Homenagem da Empresa Merial em dezembro de 2012
A partir daí foram várias evoluções, abertura de novas lojas, supermercados, postos de combustíveis e magazines. Atualmente a cooperativa possui 20 Lojas de Ferragens no estado de São Paulo e duas em Minas Gerais. São seis supermercados, um Auto Center e um Automotivo Linha Pesada. “Estamos inovando, implantando nas lojas o autosserviço e trabalhando nas lojas de pecuária para desenvolver um novo layout. Todo esse dinamismo que desenvolvi nos supermercados e que deu certo estamos levando para as lojas de Ferragens e Magazines”, ressalta Ricardo Meloni que acrescenta. “Vejo na parte de varejo uma oportunidade grande. Acho importante o papel da cooperativa, por isso temos melhorado as lojas de pecuária e estamos levando essa experiência do varejo para termos um modelo diferente. Queremos que o nosso cooperado chegue até uma de nossas lojas e tenha aquele produto que deseja. Temos que ter esse atendimento mais próximo ao nosso cooperado e acho isso um grande desafio”.
Mensagem
Finalizando a entrevista, perguntamos sobre o que ele considera primordial para quem busca também esse crescimento dentro da Copercana. Segundo Meloni, ter foco no trabalho e aproveitar as oportunidades que surgem são primordiais.
“A mensagem que eu gostaria de deixar é que devemos sempre enxergar as oportunidades que são dadas. Se você vier trabalhar e ficar pensando no que o outro colega está fazendo, você não consegue manter o foco no seu trabalho. Eu devo muito à Copercana porque aprendi muita coisa aqui e essa empresa é um modelo tanto de cooperativismo como de vida. E me espelho muito na vivência de cada um dos diretores e admiro a atitude de todos”, finaliza Meloni.
Inauguração Auto Center Copercana em 2012
Ricardo Meloni durante reinauguração da Loja de Ferragens de Sertãozinho
Ricardo Meloni durante sorteio da Campanha Copercana Premiada de 2020
Ricardo Meloni durante a campanha de aniversário do Supermercado Copercana 2021