Entidade de Santa Cruz das Palmeiras é beneficiada por campanha apoiada pela CopercanaSustentável|ESG

27/01/2023 Noticias POR: FERNANDA CLARIANO

A 33ª cadeira de rodas sorteada na campanha foi entregue ao Centro de Convivência Dom Bosco

A “Campanha de Arrecadação de Lacres de Alumínio”, ação social de iniciativa da Copercana por meio da CopercanaSustentável|ESG e idealizada pela BioCoop, é realizada desde 2011 e já beneficiou através da doação de cadeiras rodas 32 instituições assistenciais das cidades onde há filiais da Copercana, Canaoeste e da Sicoob Cocred.
Graças aos colaboradores e à comunidade que contribuem com a campanha, foi possível a aquisição de mais uma cadeira de rodas. A 33ª cadeira foi entregue no último dia 25 de novembro para o Centro de Convivência Dom Bosco na cidade de Santa Cruz das Palmeiras.
A instituição de longa duração para idosos, fundada em 1933, realiza um trabalho humanizado e de qualidade aos assistidos. Para atender às necessidades das 21 idosas e dos 18 idosos, conta com uma equipe multidisciplinar técnica formada por médico, enfermeira, técnica de enfermagem, cuidadoras, assistente social, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta e também por uma equipe operacional que trabalha na limpeza, lavanderia, cozinha e manutenção, além de três costureiras voluntárias e profissionais do corte de cabelo e barba.
Além das cinco alimentações diárias (café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia), os idosos recebem assistência necessária à saúde. Para se manter, recebe uma pequena ajuda dos órgãos públicos, mas em sua totalidade é com a ajuda da aposentadoria dos moradores da casa e também da sociedade que pagam carnê mensal, doações de alimentos, leite e fraldas.

“Graças a Deus têm muitas pessoas com o olhar voltado para as necessidades da entidade e essa cadeira de rodas que estamos recebendo é mais um tijolo para nós. É muito importante esse olhar social da Copercana para as entidades não só pela nossa, mas todas que são beneficiadas por essa campanha. Queremos agradecer porque são poucos que veem os idosos e aqui damos dignidade a eles até o fim da vida”, disse a presidente social do Centro de Convivência Dom Bosco, Rosa Helena Lucatelli Clemente.

Pandemia da Covid-19

Logo que foi anunciada a pandemia da Covid-19, o Centro de Convivência implantou um plano de contingência e manteve todos os cuidados com os idosos. Para isso capacitou sua equipe técnica para os cuidados tanto na instituição quanto fora e através desse trabalho, nenhum idoso contraiu a doença. “Além de todos os trabalhos que fizemos, durante a pandemia o governo teve um olhar para o idoso e recebemos recurso para prover a instituição no quesito alimentação, EPIs e graças a Deus não nos faltou nada”, explicou a assistente social da instituição, Regina Márcia Venturini Ferrari, que na oportunidade também agradeceu a doação recebida pela Copercana. “Essa cadeira é de suma importância porque temos vários idosos que são dependentes de equipamento de autoajuda e é fundamental termos uma cadeira que ofereça segurança e conforto no manuseio porque tem alguns que se locomovem sozinhos na cadeira. Gostaríamos de agradecer a Copercana por ter nos direcionado essa cadeira de rodas que é um presentão”.

Na oportunidade, o encarregado da Loja de Ferragens e Magazine de Santa Cruz das Palmeiras, Reinaldo Dionísio da Silva, reiterou o motivo pelo qual a filial a indicou o Centro de Convivência Dom Bosco para receber a cadeira de rodas. “Sugerimos essa instituição porque conhecemos o trabalho maravilhoso que é realizado por eles junto aos idosos e por saber da necessidade das suas necessidades”, disse Silva.

“Aqui sou bem tratado, gosto muito de passear e eles levam a gente pra sair. Já fui em Holambra, Cachoeira de Emas. Tenho muitas amizades aqui e gosto muito da comida daqui, que é muito boa. Me servem bem. Gosto de todo mundo que me trata bem. Têm festas aqui”. Luís Mareira - 85 anos (conhecido por Abobrinha).
“Eu não tinha quem cuidar de mim e aqui eu tenho atenção, cuidado, remédios e alimento. Quando cheguei minha perna estava muito inchada, recebi tratamento e graças a Deus hoje estou bem. Gosto de poder ajudar e também de cuidar das tartarugas”. José Cândido da Silva - 74 anos.
José Roberto Moraes, de 72 anos, teve AVC e na instituição vem recebendo todos os cuidados. “Aqui sou bem servido, tenho atenção e cuidados. Sinto falta de sair, como antes, porém tenho minhas limitações, mas meus filhos vêm me visitar e me levam no pesqueiro”, disse Moraes.
"Fui surpreendida com tanta empatia, o amor que as funcionárias têm em tudo o que fazem com orgulho, a organização, o ambiente acolhedor. É uma satisfação para nós poder contribuir com entidades idôneas e que nos mostram a seriedade e comprometimento como o Centro de Convivência Dom Bosco”, comentou a encarregada da BioCoop, Andréia Sapiensa.
Também presente na entrega, a assistente social da Copercana, Ermínia Rossanez, falou sobre a importância dessa ação social promovida pela Copercana. “Poder contribuir com quem realmente necessita é gratificante e a Copercana com essa campanha tem desempenhado um trabalho excepcional. Conheço muitas entidades, mas saí admirada com tudo o que presenciei no Centro de Convivência Dom Bosco, estão de parabéns, é um lugar acolhedor e trata os idosos como devem realmente ser tratados, com dignidade”, observou.

Como contribuir com a "Campanha de Arrecadação de Lacres de Alumínio"?

Basta juntar os lacres e entregá-los em qualquer unidade da Copercana, Canaoeste, SicoobCocred e Sicoob-Cred Copercana, como: Postos de combustíveis, Magazines e Lojas de Ferragens, Supermercados, Agências bancárias (SicoobCocred e CredCopercana), Unidade de Grãos, Biblioteca da Canaoeste ou na BioCoop. Participem, além de contribuir com o meio ambiente você também vai ajudar outras instituições a se beneficiarem com uma cadeira de rodas.