ESALQ e CTC celebram protocolo de intenções

13/12/2012 Geral POR: Assessoria de Comunicação USP/ESALQ
Mais um importante passo foi dado na aproximação entre dois centros de excelência histórica no que se refere aos estudos e aplicação de tecnologia do setor sucroalcooleiro. Nesta quarta-feira, 12/12, a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ) e o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) assinaram, na sede do CTC, um protocolo de intenções. O documento é o embrião de uma parceria que pretende manter o relacionamento institucional para a troca, elaboração conjunta e divulgação de informações que visem ao desenvolvimento e a melhoria da qualidade do segmento sucroalcooleiro paulista, brasileiro e mundial. Na prática, as ações em conjunto terão foco nas áreas de melhoramento genético de cana e culturas complementares, biotecnologia agrícola e industrial, geoprocessamento, estatística aplicada ao melhoramento, meio ambiente, irrigação, nutrição, processamento industrial, entre outras.

Para o diretor da ESALQ, José Vicente Caixeta Filho, trata-se da formalização de uma aproximação que representa um desejo antigo da Escola. "Esse é um momento que abre as portas de ambas as instituições para que membros de cada uma das equipes passem a delinear projetos práticos em parceria. Essa união de forças permitirá a integração de competências e a chance de sucesso certamente será maior".

Na sequência, José Gustavo Teixeira Leite, CEO do CTC, ressaltou que os dois lados tem muito a contribuir para o desenvolvimento do setor sucroenergético. "O aparato de conhecimento que a ESALQ pode nos proporcionar é imenso. Estamos discutindo no CTC, neste momento, como aprimorar a carga de treinamento e educação continuada dos nossos profissionais. Temos a necessidade de que muito mais gente estude muito mais horas para atender aos desafios da elevação da produtividade que essa indústria demanda".

Presenciaram a assinatura do documento, pela ESALQ, além do diretor Caixeta, Wilson Roberto Soares Mattos, prefeito do Campus "Luiz de Queiroz", Luís Eduardo Aranha Camargo, presidente da Comissão de Pós-graduação, Mateus Mondin, docente do Departamento de Genética (LGN), Horst Bremer Neto, chefe da Seção Técnica de Apoio Institucional e Carmen Maria da Silva Fernandez Pilotto, assistente de direção. Pelo CTC, além do seu CEO, estiveram presentes Jaime Finguerut (Gerente de Desenvolvimento Estratégico), Robson Cintra de Freitas (Diretor de Negócios), Sabrina Moutinho Chabregas (Coordenador de Pesquisa Tecnológica), Oswaldo Godoy Neto (Coordenador de Pesquisa Tecnológica) e Camila Peixoto de Oliveira (Analista de Recursos Humanos).
Caio Albuquerque