atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

Estado de MG deve bisar cana

09/11/2012 Cana-de-Açúcar POR: Agência UDOP de Notícias
A safra mineira de cana-de-açúcar, como em todo o Centro-Sul do Brasil, sofreu com as intensas chuvas nos meses de maio e junho, o que atrasou o desenvolvimento da colheita da cana e diminuiu o rendimento industrial e a qualidade da matéria-prima na região. As usinas mineiras, produtoras de etanol, açúcar e bioeletricidade devem entrar no mês de dezembro moendo.

O Estado de Minas Gerais deve produzir neste ano, 3,3 milhões de toneladas de açúcar e 2,1 bilhões de litros de etanol."Os números de matéria-prima estão caindo entre 5, 6%, isso faz com que tenhamos menos produto por cana moída, por isso ajustamos a produção de açúcar e etanol. É bem provável que exista sobra de cana bisada em algumas regiões", explica Mário Campos, secretário interino do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool no Estado de Minas Gerais (Siamig).

Com essa sobra de cana, as unidades mineiras têm possibilidade de iniciar a safra 2013/14 mais cedo. "Se começar a chover no final de fevereiro ou março vai ficar difícil ter essa moagem no início de abril. Historicamente o estado de Minas Gerais inicia a safra de cana na segunda quinzena de abril. Para ano que vem esperamos recuperação ainda maior de produtividade, maior área de cana para ser moída, e uma possível safra maior", finaliza Mário Campos.

Greizi Ciotta Andrade