Estoque não reduziu preços, diz analista

18/03/2014 Etanol POR: Folha de S. Paulo
O aumento nos estoques de etanol nesta entressafra da cana-de-açúcar não foi suficiente para forçar a redução dos preços nos postos. A causa é o aumento na demanda pelo combustível provocada pelas vendas de veículos flex.
 
A avaliação é do analista da consultoria FG/Agro Thiago Campaz.
 
Ele estima que os estoques de etanol hidratado (combustível) estejam 3,1% maiores que em março do ano passado. O etanol anidro (que é misturado à gasolina) estaria com estoques 14,5% maiores.
 
Já a frota de automóveis flex cresceu 17% entre o final de 2012 e janeiro deste ano, segundo números divulgados pela Unica (União das Indústrias da Cana-de-Açúcar).
 
"A tendência é de que os preços se mantenham ou até subam no início da colheita no centro-sul", disse o analista.
 
Em fevereiro, a Unica divulgou comunicado informando que a alta do etanol nos postos era explicada pela demanda aquecida, apesar de os estoques serem 10% superiores aos do ano passado.
 
Segundo Campaz, a diferença do preço do etanol nas bombas entre a safra e a entressafra tem sido menor nos últimos anos.
 
"As usinas estão com capacidade de estoque maior e com estratégias para vender mais nos períodos de melhor preço [próximos à entressafra]", disse o analista da FG/Agro.