A campanha publicitária “Etanol, o combustível completão” desenvolvida pela agência Borghi/Lowe para a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), foi um dos cases apresentados durante o 10º Congresso de Marketing Rural e Agronegócio da ABMR&A - Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio, que aconteceu em São Paulo, nos dias 19 e 20 de agosto.
A apresentação do case ficou a cargo do diretor de Comunicação Corporativa da UNICA, Adhemar Altieri, que explicou aos profissionais de marketing, empresários, estudantes, produtores rurais e especialistas do setor presentes ao evento as estratégias da campanha, o planejamento e os resultados atingidos. As principais peças publicitárias e ações promocionais também foram mostradas em uma sequência de vídeos.
“A campanha foi lançada em novembro de 2011 por 40 dias, e foi retomada em abril de 2012, devendo permanecer até dezembro. Parte da estratégia agora é manter o etanol em evidência perante o consumidor, algo que não acontecia desde a última campanha, realizada em 2008,” explica Altieri.
As mensagens principais da campanha priorizam os impactos positivos do etanol, principalmente para a economia e o meio ambiente, destacando o biocombustível de cana como opção inteligente. “O consumo de etanol no Brasil vem crescendo desde o início da atual safra, que deve ser recorde em termos de cana processada e produção de etanol, portanto é importante continuar interagindo com o consumidor,” concluiu.
As peças publicitárias da campanha são protagonizadas pelo ator Lucio Mauro Filho, conhecido principalmente por seu papel como “Tuco” no seriado ‘A Grande Família’ da Rede Globo de Televisão. Os comerciais vem sendo veiculados na TV aberta, a cabo e em cinemas. A campanha inclui ainda anúncios em jornais, revistas e outdoors, e vinhetas, jingles e “blitz promocionais” em emissoras de rádio.
O projeto estabeleceu também uma forte presença na internet e em redes sociais, particularmente no Facebook. A ação promocional “Bomba Premiada Etanol,” na qual os participantes devem adivinhar a quantidade de litros abastecidos numa réplica de bomba de combustível, já distribuiu seis automóveis flex zero quilômetro, e seis motocicletas flex, além de centenas de prêmios por participação.
Congresso de Marketing Rural e Agronegócio
Promovido pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio - ABMR&A, o congresso tem como objetivo principal debater estratégias de marketing e sua importância para o agronegócio brasileiro. Sua 10ª edição aconteceu em São Paulo, no espaço de eventos Vila Noah, e teve como tema central a pergunta “O marketing do agronegócio está à altura da importância do setor no Brasil?”
A palestra inaugural foi feita pelo jornalista Heródoto Barbeiro: “Como a mídia trata o agronegócio.” Durante a programação do congresso, além da campanha “Etanol, o combustível completão,” outros importantes cases do setor que se tornaram exemplos de inovação e marketing também foram apresentados, como o “Planeta Faminto - uma campanha para valorização da agricultura brasileira,” da Basf.
A campanha publicitária “Etanol, o combustível completão” desenvolvida pela agência Borghi/Lowe para a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), foi um dos cases apresentados durante o 10º Congresso de Marketing Rural e Agronegócio da ABMR&A - Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio, que aconteceu em São Paulo, nos dias 19 e 20 de agosto.
A apresentação do case ficou a cargo do diretor de Comunicação Corporativa da UNICA, Adhemar Altieri, que explicou aos profissionais de marketing, empresários, estudantes, produtores rurais e especialistas do setor presentes ao evento as estratégias da campanha, o planejamento e os resultados atingidos. As principais peças publicitárias e ações promocionais também foram mostradas em uma sequência de vídeos.
“A campanha foi lançada em novembro de 2011 por 40 dias, e foi retomada em abril de 2012, devendo permanecer até dezembro. Parte da estratégia agora é manter o etanol em evidência perante o consumidor, algo que não acontecia desde a última campanha, realizada em 2008,” explica Altieri.
As mensagens principais da campanha priorizam os impactos positivos do etanol, principalmente para a economia e o meio ambiente, destacando o biocombustível de cana como opção inteligente. “O consumo de etanol no Brasil vem crescendo desde o início da atual safra, que deve ser recorde em termos de cana processada e produção de etanol, portanto é importante continuar interagindo com o consumidor,” concluiu.
As peças publicitárias da campanha são protagonizadas pelo ator Lucio Mauro Filho, conhecido principalmente por seu papel como “Tuco” no seriado ‘A Grande Família’ da Rede Globo de Televisão. Os comerciais vem sendo veiculados na TV aberta, a cabo e em cinemas. A campanha inclui ainda anúncios em jornais, revistas e outdoors, e vinhetas, jingles e “blitz promocionais” em emissoras de rádio.
O projeto estabeleceu também uma forte presença na internet e em redes sociais, particularmente no Facebook. A ação promocional “Bomba Premiada Etanol,” na qual os participantes devem adivinhar a quantidade de litros abastecidos numa réplica de bomba de combustível, já distribuiu seis automóveis flex zero quilômetro, e seis motocicletas flex, além de centenas de prêmios por participação.
Congresso de Marketing Rural e Agronegócio
Promovido pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio - ABMR&A, o congresso tem como objetivo principal debater estratégias de marketing e sua importância para o agronegócio brasileiro. Sua 10ª edição aconteceu em São Paulo, no espaço de eventos Vila Noah, e teve como tema central a pergunta “O marketing do agronegócio está à altura da importância do setor no Brasil?”
A palestra inaugural foi feita pelo jornalista Heródoto Barbeiro: “Como a mídia trata o agronegócio.” Durante a programação do congresso, além da campanha “Etanol, o combustível completão,” outros importantes cases do setor que se tornaram exemplos de inovação e marketing também foram apresentados, como o “Planeta Faminto - uma campanha para valorização da agricultura brasileira,” da Basf.