Pelo quinto ano consecutivo, o Grupo Toniello realizou em Ribeirão Preto o AutoShopping. O evento é uma realização do grupo por meio das concessionárias Audi Ribeirão Preto, Atri Fiat, New Hyundai, Koi Honda, Euro Renault, RP Jeep, Thor Volvo, Ontake Toyota, Keiji Nissan, Ortovel Ford, além da Ello Consignados, GT Way, Procura Peças e Dakota Seguros.
Como é de praxe, a cerimônia de abertura do evento sempre traz alguma personalidade para compartilhar informações importantes sobre o momento político e econômico brasileiro para os convidados. Este ano, atração foi o ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega.
Com larga experiência no mercado financeiro, Maílson da Nóbrega é economista, foi ministro nos anos de 1988 e 1990, teve longa carreira no Banco do Brasil, além de ter presidido vários órgãos, entre os quais o Conselho Monetário Nacional e o Confaz. No setor público, Nóbrega foi diretor-executivo da European Brasilian Bank e Eurobrás, em Londres. Atualmente é membro de Conselhos de Administração de empresas no Brasil e no exterior. Tem seis livros publicados, vários artigos em revistas especializadas e veículos da mídia, e é colunista da revista Veja e da Veja online, além de sócio da ‘Tendências Consultoria Integrada’, empresa de consultoria econômica e política sediada em São Paulo.
Durante sua apresentação, Maílson da Nóbrega trouxe insights sobre a economia brasileira e sua visão de oportunidades no mercado internacional. O ex-ministro apresentou o cenário econômico brasileiro como muito delicado e desafiador, mas também otimista. Ele citou alguns dados da ONU e de empresas que mostram a falta de preparo do Brasil para enfrentar uma possível crise.
Maílson da Nóbrega também alertou para os riscos que ainda ameaçam a economia brasileira, como a situação fiscal grave, o endividamento público crescente, o pagamento dos precatórios e a dependência da arrecadação tributária. Ele afirmou que o Brasil está caminhando para ser um dos países emergentes mais endividados do mundo e que isso pode gerar uma crise de confiança no futuro. Entre outros dados, o especialista apresentou alguns indicadores econômicos para os próximos cinco anos, como a inflação, os juros, o câmbio, o PIB e a dívida pública. Ele prevê um cenário de baixo crescimento, alta inflação e endividamento crescente. Ele afirma que o Brasil precisa aumentar a produtividade e fazer reformas estruturais para mudar essa situação.
Nóbrega discutiu a tentativa de reviver a indústria naval no Brasil, destacando os desafios de competir nos mercados mundiais. Ele enfatizou a importância da produtividade na economia, citando o exemplo dos Estados Unidos, onde a produtividade desempenhou um papel fundamental no crescimento pós-Segunda Guerra Mundial.
Nóbrega abordou a reforma tributária em discussão, explicando como ela poderia simplificar os custos de transação e melhorar o sistema de tributação. "A reforma tributária é para modernizar o sistema tributário brasileiro, tornando-o mais simples e eficiente. Essa ideia surgiu de um grupo de empresários de São Paulo, que patrocinou um estudo sobre o tema que resultado na PEC que estamos vendo". O palestrante expressou preocupação com a situação fiscal do Brasil, apontando que o governo gastava muito e que isso era insustentável a longo prazo. Ele discutiu a relação entre a dívida pública e o PIB, afirmando que essa relação não era sustentável e que medidas precisavam ser tomadas.
Nóbrega também criticou a qualidade da educação no Brasil, citando o baixo desempenho do país no Pisa e a influência dos sindicatos na política salarial dos professores. Outros trechos importantes:
Energia limpa produzida pelo Brasil
"O Brasil está se transformando em um país moderno e dinâmico. Em breve, o crescimento da energia solar será tão expressivo que a hidrelétrica funcionará como uma bateria. Ela não será mais a principal fonte de energia, mas um complemento".
Disputa com outros mercados
"O Brasil pode se beneficiar das mudanças no cenário mundial. Ele tem uma base produtiva diversificada, tem empresários de alta qualidade, tem um povo criativo e resiliente. O Brasil enfrenta problemas de todos os tipos, da miséria à incerteza global".
Facilidade do acesso à compra de produtos importados
"Você não imagina o impacto que isso teve no mundo. As populações mais pobres passaram a ter acesso à tecnologia de ponta, que revolucionou todos os setores, da saúde ao lazer, da educação à comunicação. Tudo isso graças à globalização e à integração das cadeias produtivas".
Oportunidades no AutoShopping
O AutoShopping 2023 promoveu uma verdadeira imersão no universo automobilístico. Mais de 50 modelos estiveram em exposição no showroom, incluindo lançamentos impressionantes, como a F-150 da Ford, que se destacou por ser a maior picape do mundo, os modelos XC40 e C40 da Volvo, o Etron GT da Audi, o Novo Sentra da Nissan, o Novo Civic Híbrido da Honda e o Pulse Abarth da Fiat.
Tiago Toniello, superintendente de concessionárias do Grupo Toniello, deu as boas-vindas aos participantes do Auto Shopping, que ele chamou de 'o maior evento automotivo do interior'. Ele disse que estava muito feliz em receber todos eles e agradeceu a presença dos clientes, familiares, representantes das marcas e patrocinadores. "É gratificante reunir em um só lugar marcas icônicas e pessoas como nós, apaixonadas por esse setor que a cada ano nos surpreende com seus lançamentos", comentou Tiago Toniello.
Demonstrando carinho e agradecimento pelo legado familiar, o superintendente de concessionárias comentou sobre o sucesso do Grupo Toniello, destacando que nada seria alcançado sem o empenho de seus avós, Eduardo e Amália Toniello. "Se hoje temos a oportunidade de realizar esse belo evento, é graças aos princípios que herdamos deles. Imigrantes que vieram da Itália acreditaram em seus sonhos e investiram nesse país", frisou e acrescentou: “Eles nos deixaram um legado de princípios como simplicidade, respeito, persistência e honra, que norteia as ações do grupo”.
Ainda em sua fala, Tiago Toniello mencionou o trabalho social da Fundação “Amália Vanzela Toniello”, que promove a educação e a formação de jovens para o mercado de trabalho e depois convidou os presentes a prestigiarem a quinta edição do Workshop, onde poderiam conhecer em detalhes os modelos expostos, incluindo grandes lançamentos e novas versões dos veículos. “Trouxemos grandes lançamentos da indústria automotiva e as novas versões dos veículos que já fazem sucesso nas mãos e nas estradas do nosso país. E muitos deles também pelo mundo”, finalizou.