Na noite do último dia quatro cooperados, representantes da cooperativa e uma volumosa equipe da Yara, uma das maiores marcas mundiais em tecnologia de nutrição de plantas, se reuniram na sede do Sindicato Rural de Santa Rita do Passa Quatro para tratar de assuntos ligados à 20ª edição do Agronegócios Copercana.
Iniciando os trabalhos, a agrônoma e RTV que atende a região, Isabela Macca de Franceschi, orientou os participantes de como visitar a feira através da caravana que todo ano a filial organiza e lembrou que o momento do evento é fundamental para aproveitarem as melhores oportunidades em tecnologia de insumos.
A RTV Isabela Macca de Franceschi convida a todos para visitar a feira
Em sua participação, os representantes da Yara, Lucas Franco e Pedro Henrique Dias Duarte, apresentaram as tecnologias desenvolvidas pela empresa e como elas podem ajudar aos produtores conseguirem maior produtividade e longevidade em seus canaviais.
Focado na linha de fertilizantes sólidos, Franco iniciou sua palestra falando do Yara Basa como ferramenta importante tanto para o plantio da cana, como de suas principais culturas de rotação, como amendoim e soja.
Para adubação em soqueira, ele falou sobre o Yara Mila e o Longevita, programa nutricional que contribui para que o canavial estenda o seu ciclo, e nele foi mostrado um trabalho realizado de forma independente pelo produtor de Sales de Oliveira-SP, Sérgio Donizetti de Castro, onde foram comparados campos adubados sem e com fósforo (esse numa formulação 16-16-16 fornecida pela Yara).
O estudo contemplou variedades diferentes de canaviais de quinto a oitavo cortes. Na média, que foi de sete cortes, o ganho de produtividade foi de 23 toneladas por hectare superando os três dígitos, mostrando como o fósforo é importante para ter canaviais mais longevos.
Logo após foi a vez das soluções foliares com a apresentação de Duarte que dentre os diversos produtos da linha Yara Vita, destacou o Balance, lançamento para a cana-de-çaúcar que traz em sua composição nitrogênio, magnésio, boro, manganês e zinco numa formulação estabilizada graças ao uso de tecnologias adjuvantes e surfactantes.
Perante o assunto, foi mostrado um trabalho desenvolvido pela própria Yara que mostra efeitos dos produtos não formulados como ação brusca e de curto prazo, o que demanda repetição na aplicação, além de haver risco de toxidez na planta, o que não acontece com produtos que carregam tecnologia de formulação, como os que fazem parte da linha Vita, que por ter a liberação dos nutrientes controlada visando um efeito prolongado não leva ao produtor os problemas citados na outra forma de utilização.
Pedro Duarte da Yara fala um pouco das tecnologias que estarão disponíveis para os cooperados ao longo do Agronegócios Copercana
No final os produtores participaram de um sorteio e interagiram com os técnicos presentes esclarecendo diversas dúvidas.
CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO