Fábrica de bioinsumos: Canaoeste lança na Fenasucro & Agrocana um novo marco na agricultura sustentável

08/09/2023 Noticias POR: Fernanda Clariano

A Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo) deu um grande salto em direção à sustentabilidade com o lançamento da sua fábrica de bionsumos, a CanaoesteBio – Tecnologia Sustentável.

A instalação de última geração promete aumentar a eficiência da produção agrícola, mas também reduzir o impacto ambiental, criando uma mudança significativa na maneira como a agricultura é conduzida.

A implantação da fábrica consumiu o período de um ano na fase de construção e, agora, a unidade está pronta para entrar em operação. Ao todo foram investidos cerca de R$ 2,5 milhões no projeto e a fábrica terá capacidade de produção estimada entre 100 e 120 mil litros/ano. Além disso, conta com dois biorreatores, um pré-inóculo de 200 litros e um biorreator para produto final acabado de 2.000 litros.

O lançamento aconteceu no dia 15 de agosto, no auditório da Fenasucro, marcando o início das atividades de conteúdo da 29º Fenasuro e Agrocana. A cerimônia de abertura contou com a presença de diretores da Canaoeste e da Copercana, líderes do setor agrícola, produtores rurais, fornecedores, associados e colaboradores.

Na oportunidade, o presidente da Canaoeste Fernando dos Reis Filho enfatizou a importância do empreendimento para a agricultura moderna. “Estamos sempre em busca de respostas que produzam impacto no campo, seja na redução de custos, em benefícios ou acesso às novas tecnologias, e esse é um dia especial para a Canaoeste com o lançamento da CanaoesteBio. Com essa biofábrica estamos entrando no universo dos biológicos e a associação não tem medido esforços para fazer com que os nossos associados tenham acesso às tecnologias que os farão ocupar lugar de destaque na cadeia produtiva a um baixo custo”, afirmou.

De acordo com o gestor da CanaoesteBio, André Volpe, a biofábrica construída com tecnologia de ponta e processos altamente eficientes, inicialmente irá trabalhar na produção de dois inseticidas biológicos denominados: CanaBoveBio e CanaMetaBio, baseados respectivamente no beauveria e metarhizium. E toda a produção será destinada exclusivamente aos associados da entidade sob demandas, com viabilidade financeira vantajosa.

Presente no lançamento, o CEO da Orplana (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), José Guilherme Nogueira, destacou os benefícios da biofábrica para os produtores rurais. “A biofábrica vem para dar outra guinada na produção de cana, alinhando sustentabilidade, redução de custos e agilidade. E, nada menos do que isso, ajuda a nós produtores de cana, e obviamente as indústrias e as usinas, a terem uma matéria-prima com maior qualidade e o desenvolvimento sustentável dos produtores de cana de todo o Brasil”.

O vice-presidente do Sebrae-SP e vice-presidente no Sistema Faesp/Senar-SP, Tirso Meirelles, lembrou das lutas da Canaoeste para apresentar as inovações necessárias para o desenvolvimento do setor e ressaltou a importância dos bioinsumos no desenvolvimento de alternativas de produtividade e de conscientização da sustentabilidade.

A Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia) esteve representada no evento pelo CEO, Evandro Gussi, que na ocasião chamou a atenção para a sustentabilidade do processo onde se preserva o meio ambiente. “Hoje a preservação ambiental é a grande demanda que a humanidade coloca e enquanto muitos estão no âmbito do discurso, focamos no âmbito das realizações, dos investimentos. Enquanto muitos acham que meio ambiente e ganhos econômicos estão em rota de colisão, o que estamos mostrando é que o mundo do ou - ou você vai ter desenvolvimento econômico ou sustentabilidade, acabou. Hoje é o mundo do e, fazemos desenvolvimento econômico e sustentabilidade”.

A fábrica de bioinsumos também tem um impacto socioeconômico significativo gerando para Sertãozinho o estimulo à pesquisa agrícola e o aumento da produtividade agrícola, impulsionando a economia. Além disso, a iniciativa atraiu investimentos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias agrícolas, colocando Sertãozinho no mapa como um pólo de inovação no setor.

“Acredito estarmos em um momento de virada de conceito e atualizações. A Canaoeste nesse sentido vem trabalhando toda sua estrutura a fim de fazer frente à necessidade de um futuro muito próximo que é colocar seus associados no espectro da sustentabilidade. Nesse sentido, a biofábrica só confirma as ações de uma Canaoeste viva e presente na vida e na mudança que todos os nossos associados precisam para alcançar outras oportunidades de negócios. Acreditamos que hoje o modelo de produção sustentável é uma oportunidade, amanhã será uma exigência pela qual todos precisarão estar enquadrados”, disse o gestor corporativo da Canaoeste, Almir Torcato.

O lançamento da CanaoesteBio contou com uma palestra sobre “Manejo biológico moderno em canaviais”, ministrada pelo consultor em manejo biológico de pragas Alexandre de Sene Pinto, que abordou em sua apresentação o bom uso dos biológicos, as características dos biológicos que são diferentes dos químicos e transgênicos, manejo de solos – nematoides, fertilização e manejo biológico de pragas.

“Nesses últimos 10 anos tem aumentado o interesse dos produtores pelos biológicos, muitos porque os químicos não estão funcionando mais, outros porque estão começando com esse viés de impacto ambiental. E vejo essa fábrica de bioinsumos da Canaoeste, a CanaoesteBio, com muito bons olhos porque muitos fornecedores talvez nem tinham acesso aos biológicos e agora terão”, disse o consultor.

A CanaoesteBio – Tecnologia Sustentável está localizada na Rua Francisco Prizon, 362, no Distrito Industrial 3, em Sertãozinho - SP, e deve iniciar o processo de produção em algumas semanas.