atendimento@revistacanavieiros.com.br (16) 3946-3300

Fava Neves: Aumento dos preços nas gôndolas é problema passageiro e bom

14/09/2020 Agronegócio POR: Marino Guerra

Alinhamento de mercados interno e externo são os motivos da movimentação de valores

Em entrevista ao portal “Notícias Agrícolas”, o prof. dr. Marcos Fava Neves fez um resumo sobre a conjuntura que levou aos produtos agrícolas darem um salto de preços nas gôndolas e que esse cenário é passageiro e sobretudo, positivo.

Na sua visão, o que aconteceu é que mesmo num ambiente de pandemia as exportações não esfriaram, tendo em vista escassez mundial de alguns produtos e um câmbio altamente favorável, aliado a um mercado interno que não encolheu, sobretudo em virtude das políticas de apoio financeiro implementadas pelo governo, gerando assim uma “ânsia da demanda”.

A correção dessa inflação deverá acontecer através de um “choque de oferta”, que virá conforme for desenrolando a safra de verão, com início nas primeiras chuvas.

“Esse é um problema bom, pior seria se os estoques estivessem lotados e a produção estagnada”, disse Fava Neves.

Ele ainda alertou do risco da estratégia de abrir o mercado para a entrada de produtos importados de forma indiscriminada, isso porque pode levar o produtor, o qual o lucro de safras com preços melhores se equilibra com as temporadas de valores menores (dinâmica natural da atividade agropecuária), a não se sentir seguro, pela interferência governamental, a investir na ampliação de sua produção, o que é o modo natural de equilibrar novamente as coisas.

O professor também falou sobre sua expectativa para os canaviais, os quais devem perder espaço para uma “rotação de cultura” anual (soja-milho-soja), contudo aqueles que investiram em soqueira deverão ser bem remunerados em decorrência de produtividades positivas numa queda da oferta.

Clique aqui e confira a entrevista na íntegra